domingo, 4 de julho de 2021

Como criar um roteiro ativo e cultural com segurança para as crianças durante as férias de julho

Divulgação/Camino School 
Seguindo as flexibilizações de cada região e os protocolos de segurança, é possível fazer passeios em parques ou até visitar mostras de artes visuais; em casa, brincadeiras, recitais e ateliê familiar são algumas das opções para aproveitar a pausa escolar; veja as recomendações da Camino School

 

Julho é tradicionalmente um mês de férias escolares, quando crianças dão aquele merecido respiro. Chegou a hora de descansar, ver um bom filme, ler um livro e até mesmo aproveitar amigos e familiares (claro, com a devida cautela). É importante lembrar que as medidas de prevenção e distanciamento motivadas pela pandemia precisam ser seguidas. Mesmo estando em casa – parcialmente ou integralmente – os cuidados com a prevenção ao coronavírus devem prevalecer.

 “Em casa ou fora dela – com segurança –, há muitas opções para pessoas das mais variadas idades aproveitarem essa pausa. Em muitos casos, só é preciso ter criatividade e uma meia dúzia de acessórios, principalmente para aqueles que puderem ficar em casa. A família é mais do que bem-vinda nesse período, pois as interações e trocas são muito válidas”, afirma Marcela Camargo, professora do Ensino Fundamental da Camino School e especialista em alfabetização.

Durante o período de julho, muitos pais e familiares ainda vão manter a rotina de trabalho, o que pode dificultar na hora de dar atenção aos filhos que não estarão mais ocupados com as atividades escolares. “Para as férias de julho, conversamos bastante com as famílias para que nossos estudantes tenham momentos em que gastem energia e se mantenham ocupados com atividades diversas”, pontua Leticia Lyle, cofundadora da Camino Education e diretora pedagógica da Camino School.

Para manter atividades educativas durante as férias e diversificar as opções para esse gasto de energia, mantendo os protocolos referentes à pandemia, a Camino School listou cinco possíveis atividades recreativas e seguras para as férias de julho, segundo as recomendações da educadora Marcela Camargo. Confira:

  1. Ao ar livre

Mesmo no inverno, pode ser um bom momento para andar de bicicleta e brincar com as famílias em espaços arejados e arborizados. “Perto da Camino School, localizada na zona oeste de São Paulo, temos duas praças – a Horácio Sabino e das Corujas – que não são muito concorridas. Além de explorar a área livre, dá para levar sua bike ou skate e gastar bastante energia. Mas sempre mantendo o uso da máscara mesmo em espaço aberto”, ressalta a professora. Em ambos, também dá para praticar esportes com bola ou até mesmo escalar árvores. Para quem está fora de São Paulo, a educadora recomenda que os familiares consultem espaços como parques que estejam abertos para levar as crianças, mas sempre evitando qualquer tipo de aglomeração.

  1. Artes visuais

A mostra “OSGEMEOS: Segredos” se estende até 9 de agosto na Pinacoteca, na capital paulista, com todas as medidas e protocolos sanitários de segurança. Com mais de mil itens – sendo 50 inéditos aproximadamente –, a exposição reúne obras bem urbanas dos irmãos Otávio e Gustavo Pandolfo. “É legal inclusive para conhecer o museu, que vale o passeio por si só. Nas férias de julho, dá para buscar dias menos cheios”, complementa. Vale conferir a possibilidade de passeios educativos em museus também em outras cidades para quem não reside em São Paulo.

  1. De casa

Outra boa ideia é preparar uma playlist em aplicativos streaming de música, como o Spotify, e brincar de algo divertido em família, como dança da cadeira ou estátua. Dá para aproveitar a ocasião e promover um lanche especial com pais e irmãos. “Se cada pessoa indicar cinco músicas que sejam importantes pessoalmente, teremos uma lista bem plural”, destaca Marcela. A brincadeira proporciona inclusive um meio de interagir e conhecer mais o outro.

  1. Do it yourself

Que tal um ateliê em família? Cada membro faria um brinquedo ou um item de arte, deixando fluir a imaginação, usando muitas cores e reciclando materiais que já existem em casa. Pode ser um momento de colaboração, em que um ajuda o outro, ou até mesmo um clique para um talento novo como uma aptidão para as artes. Papéis, tecidos, lápis, canetas, pincéis, plásticos, itens “encostados” no armário: várias opções podem ser levadas em consideração.

  1. Recital

Uma roda de leitura ou de teatro: não existe contraindicação quando a família tem algum tipo de contato com a literatura. No primeiro caso, a sessão pode ser realizada a partir de um tema (escritores pernambucanos, poetas paulistanos, entre outros). Já no segundo modelo, um teatro de fantoches (dica: eles podem ser produzidos no ateliê em família, indicado anteriormente) pode deixar o lado lúdico de todo mundo fluir. Possíveis temas: os 100 anos de Paulo Freire (2021) ou o centenário da Semana de Arte Moderna (2022).

Colônia de férias

De 5 a 30 de julho, a Camino School promove o Winter Camp para estudantes e seus amigos. Das 9h às 15h00, os participantes poderão curtir atividades com variados temas, como aventura, cinema, fotografia, esportes e idiomas. As atrações serão disponibilizadas na própria escola, que seguirá todos os protocolos referentes à pandemia já estabelecidos, garantindo assim a diversão e a segurança de todos.

Mais informações disponíveis aqui.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário