A Covid vem tendo um grande impacto sobre as pequenas empresas em todo o mundo, forçando algumas a se reinventar e até mesmo a fechar as portas permanentemente. Por outro lado, também impulsionou o crescimento de outras, graças ao avanço de uma digitalização forçada pela crise sanitária.
No PayPal, acompanhamos de perto os
desafios de merchants de todos os tamanhos, mas, principalmente, os menores,
que têm demonstrado uma enorme resiliência. E sabemos o quanto será importante
estar preparado para a pós-pandemia – para recuperar vendas e conquistar novos
mercados.
A seguir, elenquei cinco iniciativas
que pequenos e pequenas empreendedores e empreendedoras devem adotar desde já
para sair mais fortes da crise – à medida que a rápida mudança para o digital
continua a todo o vapor.
Veja se você já está fazendo algumas
delas. E invista em todas.
1. Garanta uma experiência omnicanal
contínua (front-end e back-end).
Por causa da Covid, a penetração do
comércio eletrônico no Brasil atingiu um recorde histórico em 2020, atingindo cerca de 9% nas vendas do
varejo online, aumento de 4 pontos em relação ao ano anterior. Faz
sentido, principalmente se levarmos em conta que, em 2020, mais de 500 mil
novos e-commerces foram abertos no Brasil segundo pesquisa que a BigDataCorp. fez sob
encomenda do PayPal.
No entanto, muitas pequenas empresas
ainda não têm presença online. Além disso, ter experiências omnicanal contínuas
pode ajudar as PEs a atenderem às novas expectativas dos consumidores. Isso não
significa ter três sistemas distintos para comércio online, móvel e na loja, o
que pode impactar confusões de inventário e gerenciamento de pedidos. Ao
contrário, significa ter uma experiência conectada, tanto no front-end quanto
no back-end.
Por exemplo, no front-end, alguns
consumidores desejam adicionar um item ao carrinho de compras online e, em
seguida, querem ir à loja física para experimentá-lo. Ou, inversamente, podem
querer experimentar um item na loja e escolher o tamanho ou a cor certos – se
não estiver disponível na loja – separado em seu carrinho de compras online.
Para permitir isso, as pequenas
empresas devem se certificar de que seu back-end integra relatórios,
pagamentos, inventário e gerenciamento de pedidos – além de uma integração
perfeita com os parceiros terceirizados.
2. Certifique-se de que sua empresa e
clientes estejam protegidos contra fraudes.
O comércio continua a se mover
rapidamente para o modo online, assim como os golpistas e fraudadores. De
acordo com levantamento da Apura Cybersecurity Intelligence, empresa
especializada em segurança digital, houve alta de 394% nas ameaças eletrônicas
em 2020, na comparação com 2019.
O phishing foi uma das fraudes mais
comuns dentre as detectadas pela Apura (14%). Também tiveram destaque a criação
de perfis falsos (28,9%), a manipulação de dados bancários (19,8%) e o
vazamento de cartões de créditos (15,1%).
Em um nível básico, é importante
fazer coisas como monitorar suas transações e contas de clientes para
identificar quaisquer sinais de alerta, como envio inconsistente ou informações
de faturamento, por exemplo. Também é importante contar com um parceiro seguro
na hora do checkout, de preferência que não compartilhe as informações pessoais
e financeiras de seus clientes.
3. Permita que os clientes paguem
como quiserem, oferecendo opções flexíveis.
Para garantir que os consumidores
possam continuar a comprar o que desejam e precisam da maneira que preferirem,
as empresas devem se certificar de que estão oferecendo todas as opções
possíveis – incluindo a flexibiliade do pagamento.
Além dos cartões de crédito, do
boleto e do Pix, é fundamental que essas empresas tenham no portfólio carteiras
digitais, como o PayPal, que permitem, inclusive, pagamento eletrônico via
cartão de débito. Muitos consumidores preferem preservar o limite de seus
cartões de crédito para compras mais caras ou emergências. Por isso, investir
em um sistema de recebimento digital via débito é uma opção interessante. Além
disso, as e-wallets são mais seguras tanto para quem compra quanto para quem
recebe.
4. Faça parcerias com fornecedores
terceirizados de confiança, para manter o foco no negócio.
As pequenas empresas têm muito a
fazer, incluindo gerenciamento de seu site, marketing para clientes e
potenciais clientes, gerenciamento de back office, contratação e gerenciamento
de equipe, atendimento ao cliente e muito mais.
É importante saber quando assumir
algo e quando terceirizar certas tarefas para parceiros de confiança. Eles
podem ajudá-lo a configurar um site de comércio eletrônico, por exemplo, ou
gerenciar a contabilidade, criar campanhas de marketing mais eficazes etc.
Isso porque trabalhar com parceiros
permite a empreendedores e empreendedoras se concentrarem no que fazem melhor:
fabricar e vender.
5. Aproveite as informações dos
clientes para tomar melhores decisões.
Em um mundo no qual os dados ganharam
status de panaceia, aproveitá-los bem é crucial para quem empreende. Invista em
ferramentas de gestão que permitam entender os consumidores e, principalmente,
suas preferências. Assim, você tem mais chance de tomar decisões certas ao
descontinuar um produto ou serviço; ou substituí-lo por um novo. E também passa
a gerar melhores experiências de compra para o cliente.
Os dados também são uma ferramenta
importante para ajudar a impulsionar estratégias de preços e ofertas
direcionadas, que podem ajudar muito na conversão de clientes. Também pode ser
usado para melhorar as taxas de autorização de compra e gerenciamento de
fraudes e para entender quais tipos de campanhas de marketing são mais
eficazes.
Sabemos que estamos no caminho certo
para atravessar a pandemia, mas também sabemos que muitas das novas tendências
digitais e online vieram para ficar. Ao implementar as dicas acima, você pode
ajudar sua empresa a vencer a Covid, e o Brasil, a ter um varejo ainda mais
forte
Felipe Facchini - Head de Vendas do PayPal Brasil
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