terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

VOLTA ÀS AULAS

Nas creches e pré-escolas Com Acolhimento e Saúde Já temos a data da volta às aulas na cidade de São Paulo, 08 de fevereiro que prevê inicialmente um rodízio de alunos para evitar que as salas fiquem com mais de 35% da sua capacidade. 

Para a retomada das aulas a vereadora Janaina Lima (Novo) coproduziu um guia de recomendações para o acolhimento, cuidados de saúde e alimentação em escolas municipais, principalmente, para creches e pré-escolas.

 "O guia está disponível a todos. É um material destinado diretamente para a capacitação de funcionários operacionais dessas unidades escolares. Ele também traz protocolos e procedimentos de modo lúdico, muitas vezes, com passo a passo recomendado por especialistas", destaca Janaina Lima, autora da Lei do Marco Legal da Primeira Infância (que garante cinco refeições diárias para as crianças no município de São Paulo). 

São Paulo, 01 de fevereiro de 2021 - Já temos a data da volta às aulas na cidade de São Paulo, 08 de fevereiro, seguindo a reclassificação do Plano SP. Nestas primeiras semanas terá um rodízio de alunos para evitar que as salas fiquem com mais de 35% da sua capacidade. 

Para a retomada das aulas a vereadora Janaina Lima (Novo) coproduziu um guia de recomendações para o acolhimento, cuidados de saúde e alimentação em escolas municipais, principalmente, para creches e pré-escolas.

Para orientar mães, pais, responsáveis pelas crianças e os profissionais da educação infantil, que não a terem acessos às informações e orientações para a volta às aulas com segurança, acolhimento, cuidados de saúde e alimentação, seguindo os protocolos e atitudes de higienização das mãos com álcool gel, uso das máscaras e evitar aglomerações foi elaborado o Guia para a Reabertura da Educação Infantil, que tem a coprodução da vereadora Janaina Lima (Novo) e especialistas em pedagogia, psicologia, nutrição e biomedicina. 

"O guia está disponível a todos. É um material destinado diretamente para a capacitação de funcionários operacionais dessas unidades escolares. Ele também traz protocolos e procedimentos de modo lúdico, muitas vezes, com passo a passo recomendado por especialistas", destaca a parlamentar que é autora da Lei do Marco Legal da Primeira Infância .

 Ao longo dos meses no enfrentamento da pandemia foram acumuladas situações que levam às consequências de aspectos: físico, mental e social das crianças (sobretudo aquelas matriculadas em escolas públicas) que ficaram em casa, no isolamento social sem alternativas para o seu desenvolvimento e em muitos casos essas crianças não possuem um computador, internet em casa e estrutura para incentivos e atividades escolares. 

O fechamento das escolas levou para a discussão e análises sobre os prejuízos para a saúde mental das crianças e as constatações socioeconômicas das famílias. "Você volta a trabalhar, mas você não tem onde deixar seus filhos. Então se criou um mercado irregular e de creches informais sem os devidos cuidados e acessos aos conhecimentos sobre práticas pedagógicas." 

Ressalta a vereadora Janaina Lima sobre a falta de opção de mães, pais e responsáveis pelas crianças que diante do fechamento das escolas recorrem às creches informais ou cuidadores para deixar os seus filhos, enquanto garantem o trabalho e a geração de renda. 

Pelo Plano São Paulo, feito pelo governo estadual, mesmo as cidades na fase vermelha (quando a gravidade da pandemia é maior) devem liberar o funcionamento das escolas. O que varia de fase para fase é a porcentagem de ocupação das salas de aulas autorizadas. Educação sendo considerada como serviço essencial. 

uia para Reabertura na Educação Infantil  O documento está disponível para download através do link http://bit.ly/2XpYP1x

 

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