quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

“Pandemia-out”: como empresas podem lidar com o impacto da pandemia na saúde mental das equipes

Busca por novos serviços e auxílio psicológico para colaboradores cresceu 250% desde o início do isolamento social

 

A pandemia trouxe impactos não apenas para os negócios, mas também para a saúde mental das pessoas. Com o mundo prestes a completar um ano em um cenário de quarentena e isolamento social, a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho divulgou um levantamento que mostra um aumento na concessão de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez devido a transtornos mentais e comportamentais. Em 2020 foram registrados 576,6 mil afastamentos, uma alta de 26% em relação ao registrado em 2019.

Nesse sentido, a Amarq - empresa especializada em gestão de benefícios com foco na inteligência em saúde e bem-estar - também viu um crescimento na procura por auxílio psicológico. Desde o início da pandemia, a busca por atendimento especializado para colaboradores de empresas em diversos setores disparou para 250%. “Vimos a necessidade de oferecer aos nossos clientes um programa de saúde emocional para ajudar as empresas a cuidar das pessoas antes mesmo da doença. Nesse momento, pensar no fator humano e cuidar do equilíbrio dos times é essencial”, avalia a CEO Mariana Marques.

O Programa de Saúde Emocional, oferecido pela Amarq desde o início da pandemia, passou a integrar o serviço ProSaúde de telemedicina. Com atendimento especializado, os colaboradores das empresas clientes podem acessar psicólogos e terapeutas para atender suas necessidades e com o sigilo do atendimento. “Queremos que esse colaborador se sinta à vontade para recorrer aos especialistas e, com isso, possa lidar de maneira positiva com os impactos que o isolamento social trouxe para a vida de todos nós”, avalia Mariana.

A executiva acrescenta que trata-se de uma solução para auxiliar antes do agravamento do quadro clínico, para que as pessoas sintam-se acolhidas, extinguindo a necessidade de um futuro afastamento, dessa forma, além do cuidado com o fator humano das companhias também há um cuidado com o andamento dos negócios, desde a gestão de recursos até os impactos na operação.

“Na pandemia vimos a busca pelo serviço aumentar e, muitas vezes, esses pacientes chegavam ao pronto-socorro com sintomas decorrentes de depressão e ansiedade. Com o nosso serviço de telemedicina, há uma equipe com especialistas de plantão e à disposição para ajudar nesse diagnóstico, sem que haja a necessidade de um atendimento emergencial em hospitais”.

 



AMARQ

https://amarqconsultoria.com.br/

 

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