Total de
interações no Instagram foi 22 vezes maior que no Facebook, revela novo
relatório da Socialbakers feito com base nos maiores perfis de marcas no Brasil
e no mundo
Estudo inédito realizado pela
Socialbakers, plataforma líder global em soluções para otimização de
performance corporativa em redes sociais, revela que o Instagram ampliou sua liderança
sobre o Facebook durante a pandemia.
De acordo com o levantamento mundial, o público no Instagram já é 34,7% maior
que na primeira rede social de Mark Zuckerberg, ante uma vantagem de 28% no
primeiro trimestre de 2020. Além disso, o irmão mais novo recebeu 22 vezes mais
interações do que o Facebook, contra 16 vezes no primeiro trimestre de 2020.
Apesar de o Instagram ser a rede com maior público e melhor engajamento, 61,9%
de todas as postagens dos perfis de marcas ainda são no Facebook, mesmo o
número sendo menor em comparação com o segundo trimestre de 2020, quando a
concentração de posts na rede representava 70,1%.
Segundo Alexandra Avelar, country manager da Socialbakers, as marcas escolhem
cada rede social para alcançar o público de maneiras diferentes. "Enquanto
o Instagram lidera o envolvimento e o tamanho do público, as marcas ainda
publicam mais no Facebook. Afinal, as plataformas diferem na maneira como os
usuários interagem com elas, sendo o Facebook frequentemente a escolha de
conteúdo mais informativo enquanto o Instagram é altamente eficaz para promover
o engajamento e alcançar grandes públicos e é cada vez mais o lugar certo para
as empresas se mostrarem de maneira criativa, estimularem engajamento e
aumentarem o reconhecimento da marca. Já o Facebook continua sendo a melhor
opção para alcançar segmentos específicos do público e transformar leads em
clientes", comenta.
Quando se trata de quantidade de posts no Brasil, é possível perceber que o
montante de publicações é quase o mesmo, mas, ao contrário do que acontece no
mundo, a audiência das marcas é menor no Instagram, mesmo o engajamento sendo
muito maior .
Ainda segundo o estudo, a quantidade total de tempo que usuários passam no
Facebook voltou aos níveis pré-pandêmicos, uma tendência que começou no segundo
trimestre de 2020. No entanto, de acordo com Alexandra Avelar, o horário em que
as pessoas estão online mudou e as marcas precisam se atentar a isso. "É
importante que os profissionais de marketing tenham um conhecimento sólido de
seu público para determinar como seus hábitos mudaram por conta da pandemia. Os
usuários agora passam mais tempo online pela manhã. Por exemplo, a quantidade
de fãs conectados às 5 da manhã às sextas-feiras aumentou 98% em setembro em comparação
com março e crescimentos semelhantes foram vistos em todos os dias da
semana", explica.
Conclusões do relatório Social Media Trends Report Q3 2020 da Socialbakers
foram feitas com base nos 50 maiores perfis de marcas do mundo e no Brasil,
entre julho e setembro de 2020.
Metodologia do relatório
Os Social Media Trends Reports refletem o banco de dados da Socialbakers no
início do trimestre seguinte ao trimestre do relatório. Os dados são extraídos
uma vez e não são atualizados entre as liberações.
Socialbakers
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