Do lado dos estabelecimentos comerciais, análise descobriu
que 78% dos empreendedores no país estão otimistas com as oportunidades de
vendas nos próximos dois meses
A temporada de compras de fim de ano se aproxima e as pequenas
empresas iniciam a preparação para um dos períodos que costuma concentrar as
maiores vendas do ano. A pandemia mudou a forma de comprar no mundo todo, impulsionando
o crescimento do e-commerce e do uso dos pagamentos por aproximação. É o que
mostra o estudo global da Visa - "Back to Business, Holiday Edition",
na qual 54% dos brasileiros entrevistados confirmam que irão realizar a maioria
das suas compras de final de ano no comércio eletrônico.
A pesquisa aponta que, apesar da crise, os brasileiros estão
otimistas: 89% pretendem fazer compras de Natal neste ano. A maioria (58%)
deverá optar por apoiar o comércio de bairro e concentrarão mais da metade das
suas compras nesses estabelecimentos, seja de forma presencial ou online. Além
disso, os presentes digitais ganharão destaque, com mais da metade (59%)
planejando comprar por produtos ou serviços nesse formato. Desses, 31% esperam
dar mais vales-presentes digitais que no ano passado, seguidos por
entretenimento digital (25%) e esportes eletrônicos - como jogos, acessórios e
assinaturas (24%).
Do ponto de vista dos pequenos negócios, o cenário também é
positivo, segundo a pesquisa "Back to Business, Holiday Edition".
Quase quatro em cada cinco PMEs brasileiras (78%) dizem que a época é muito
relevante para seus negócios, destacando-se em relação ao restante do mundo, no
qual 68% afirmam o mesmo globalmente.
Indo mais a fundo nos dados brasileiros, apenas 17% dos pequenos
empreendedores afirmam que seus negócios não estão preparados para enfrentar o
fluxo de vendas da alta temporada. Em relação aos preparativos para a demanda
desse período, os empresários entrevistados disseram que os principais cuidados
serão:
• Estender
seu horário comercial (32%);
•
Digitalizar partes de suas operações comerciais (29%);
• Investir
mais em sua infraestrutura física (26%);
• Contratar mais
pessoal para a operação (18%)
"O ano de 2020 foi extremamente desafiador para pequenas e
médias empresas brasileiras, mas, principalmente, foi um ano que inspirou
superação e a entrada de tantos negócios no mundo online. É muito animador
enxergar no resultado da pesquisa que tanto os empreendedores quanto
consumidores estão otimistas, e que já começaram os trabalhos para que as
vendas e compras do final de ano sejam excelentes. Será o Natal do e-commerce,
e continuamos trabalhando aqui na Visa para que essas transações sejam seguras
e convenientes", acredita Fernando Teles, country manager da Visa do
Brasil.
Visa Inc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário