Ajudar na lição de casa já não era uma tarefa
totalmente tranquila para alguns pais e os professores batalhavam para orientar
melhor sobre como deve ser esta dinâmica em casa. Agora então, com o isolamento
e grande parte do ensino sendo feito remotamente a situação está um pouco pior.
Mais dúvidas surgiram.
Alguns conseguem se adaptar, mas há ainda aqueles
que são resistentes a entender princípios básicos de quando estudamos em nossos
lares, contudo é importante refletir sobre tais fatos. Orientar de modo
equivocado pode causar estragos na aprendizagem, portanto é essencial pensar
sobre a forma como lida com a questão.
Veja a seguir algumas dicas que podem ajudar a
perceber se está fazendo algo errado e ainda traz justificativas para não
fazê-lo.
1. Tudo bem admitir que você não sabe: admitir que não sabe algo é muito melhor do que
tentar orientar sem saber. Explique para a criança que não se lembra do
conteúdo ou que não aprendeu daquela forma. Ambas as ações são perfeitamente
aceitáveis e compreensíveis. O fato de você não saber, inclusive, pode
tranquilizar a criança e até mesmo amenizar um possível estresse que a lição
pode causar. Uma sugestão interessante, nesta situação, é orientar a criança a
anotar a dúvida para perguntar posteriormente ao professor.
2.
Estabeleça um
limite de tempo: ficar muito
tempo em uma mesma lição pode prejudicar a qualidade de atenção e concentração
da criança. Uma sugestão básica de tempo seriam 20 minutos na mesma lição, para
que o aluno não se disperse. Caso precise de mais tempo, alternativas
interessantes são alternar lições diferentes, para retomar a atenção, ou
dividir tarefas longas em partes para serem feitas com intervalos.
3.
Tudo bem
buscar ajuda: se houver dúvida
é melhor buscar ajuda do que ficar com a situação sem resolver. Caso seja uma
dúvida fácil, os pais podem incentivar a criança a procurar em um livro ou na
internet, quando disponível. É bacana estar junto nas primeiras buscas para ver
quais dificuldades a criança tem neste tipo de procedimento. Se houver algum
conhecido que possa ajudar, vale a pena perguntar também. Caso realmente não
consiga resolver, a resposta é buscar a ajuda do professor mesmo.
4.
Anote o que
foi feito: caso não consiga ajudar a
criança, claro que é importante tentar, porém anote como tentaram fazer. Tire
fotos da lição que deu errado para mostrar ao professor, assim ele poderá
perceber qual é a dúvida de modo mais claro, por exemplo. Você pode orientar o
aluno a anotar a página que leu e não encontrou a informação ou o site de busca
que usou. Mais importante do que acertar é tentar resolver e registrar esses
momentos ajudam o trabalho do professor e melhoram a aprendizagem do aluno.
5.
A criança
deve fazer a lição com autonomia:
muitos pais acabam fazendo a lição pelo filho para que ele “não erre” ou porque
acham que está demorando demais ou ainda porque acham difícil para a criança.
Nada disso é justificável. Se for priorizar algo da lista, que seja este item.
É essencial que a criança crie responsabilidade com a lição e aprenda com ela e
se os pais a fizerem esta aprendizagem será perdida. Se os pais notarem
dificuldade extrema da criança o ideal é avisar o professor e pedir sua
orientação sobre formas de como ajudar a criança em casos assim.
Janaína
Spolidorio - Especialista em educação, é
formada em Letras, com pós-graduação em consciência fonológica e tecnologias
aplicadas à educação e MBA em Marketing Digital. Ela atua no segmento
educacional há mais de 20 anos e atualmente desenvolve materiais pedagógicos
digitais que complementam o ensino dos professores em sala de aula,
proporcionando uma melhor aprendizagem por parte dos alunos e atua como
influenciadora digital na formação dos profissionais ligados à área de
educação.
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