Atendimento
gratuito é realizado por 50 médicos do corpo clínico de instituição em Curitiba
e ganha ainda mais importância com crescimento dos casos de COVID-19
Serviço de telemedicina ganha ainda mais
importância com crescimento dos casos de COVID-19
Crédito: divulgação Hospital Marcelino Champagnat
Crédito: divulgação Hospital Marcelino Champagnat
Há pouco mais de dois meses, o cirurgião geral
Diogo Falcão reserva parte da sua agenda para orientar e tirar dúvidas
gratuitamente de pessoas com sintomas respiratórios. O médico faz parte de um
grupo que já soma 50 profissionais e que recebem, em média, seis solicitações
por dia. As consultas são feitas remotamente, em um serviço de telemedicina
oferecido pelo Hospital Marcelino Champagnat, em Curitiba (PR). Os médicos do
corpo clínico do Hospital atendem gratuitamente em regime de escala. A ação tem
auxiliado na triagem de pacientes e permitido maior agilidade no repasse de
cuidados a serem tomados em casos de sintomas respiratórios.
Atualmente, a busca pelo serviço é feita
principalmente por pessoas na faixa entre 25 e 40 anos e cerca de 74% do total
de atendidos no período não precisou de consulta médica presencial. “Esse
serviço agiliza o atendimento à população, que recebe orientações conforme a
gravidade dos sintomas e vem ao pronto atendimento somente quando é realmente
necessário”, explica a coordenadora do serviço e do Centro de Ensino, Pesquisa
e Inovação do Hospital Marcelino Champagnat e Hospital Universitário Cajuru,
Cristina Baena. Neste período de crescimento no número de casos da COVID-19, o
serviço se torna ainda mais essencial. “Ainda temos capacidade para atender um volume
maior de pacientes pelo teleatendimento. É importante que a população utilize
esse serviço gratuito e orientativo”, completa.
Segundo Diogo Falcão, o fato de a COVID-19
apresentar sintomas respiratórios comuns a outras doenças gera muitas dúvidas
na população. “A vantagem é que, com as orientações online, o paciente
se sente mais seguro. Inclusive, muitos deles aproveitam para relatar casos e
esclarecer dúvidas sobre sintomas de parentes próximos”, revela.
Nem todos os casos orientados a buscar o pronto
atendimento do hospital necessitam de internação. É o caso da consultora
comercial, Julia Ingrid Ribeiro da Silva, de 30 anos: no final de abril ela
teve sintomas gripais e usou o serviço de telemedicina do hospital. “O
atendimento superou minhas expectativas. Fui orientada a passar por consulta no
pronto atendimento e, quando cheguei, a equipe médica tinha em mãos todas as
informações coletadas na consulta por telemedicina, agilizando o processo de
diagnóstico”, relata. “Felizmente, não precisei de internação e já indiquei o
serviço para várias pessoas. A atenção e orientações dos médicos me
tranquilizaram em todos os momentos”, finaliza.
Como utilizar
O acesso ao serviço é feito pelo site ou
aplicativos do Hospital Marcelino Champagnat. Inicialmente, o paciente informa
a faixa etária e marca os sintomas que está apresentando. Conforme as respostas
sobre sintomas e doenças pré-existentes, o sistema classifica se o paciente
apenas receberá orientações ou deverá dar sequência no atendimento, preenchendo
um formulário e passando por consulta online com um médico. O horário de
funcionamento do serviço é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, exceto
feriados.
Hospital
Marcelino Champagnat
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