Divulgação/Harley-Davidson do Brasil |
Manutenção da
correia de transmissão: um cuidado frequentemente negligenciado
A correia de transmissão de uma motocicleta
Harley-Davidson® é fácil de ser ignorada, até mesmo como resultado
de seu próprio design. Desenvolvida para ser limpa e silenciosa, a correia de
transmissão pode durar várias temporadas sem precisar ser substituída.
“Em condições ideais, já vimos correias durarem
160.000 quilômetros”, disse Martin Ginns, gerente comercial de manutenção da
Harley-Davidson. “Mas, devido ao fato de nossas correias de transmissão serem
tão confiáveis, muitos proprietários não se dão conta de que, embora exija
muito menos atenção do que componentes presentes em outros veículos de duas
rodas, uma correia não chega a ser livre de manutenção. ”
O modelo Sturgis™ FXB 1980 foi a
primeira motocicleta da Harley-Davidson equipada com uma correia de transmissão
moderna. Diferentemente da corrente que, eventualmente, veio a ser substituída
na linha de modelos Harley®, uma correia de transmissão não precisa
ser limpa e lubrificada. O equipamento pode parecer quase delicado, mas os
cabos tensionados de fibra de carbono super reforçados no seu interior o tornam
muito forte e resistente ao estiramento.
Além das instruções do Manual do Proprietário, que
alertam sobre a necessidade de inspecionar regularmente as condições da correia
de transmissão antes de pilotar, o cronograma de manutenção de todos os modelos
de motocicletas Harley-Davidson requer uma inspeção e verificação da tensão da
peça após os primeiros 1.600 km e a cada 8.000 km.
A partir daí, é necessário manter a mesma
frequência de uma troca de óleo e filtro de óleo. O serviço autorizado da
Harley-Davidson irá verificar e ajustar a tensão da correia sempre que uma
motocicleta estiver na concessionária para uma revisão de rotina. Se a tensão
estiver fraca demais, a correia pode se “precipitar” ou pular um dente durante
a aceleração ou desaceleração, e esse tipo de estresse pode começar a empurrar
o dente para fora. Já o excesso de tensão pode acarretar um desgaste precoce do
rolamento do eixo de saída da transmissão.
“Se o proprietário estiver trocando o óleo em casa
ou levar a motocicleta para trocar o óleo em uma oficina independente, pode ser
que a tensão da correia não seja verificada”, disse Ginns. “Os técnicos da
concessionária Harley usam ferramentas especiais para verificar e ajustar com
precisão a tensão da correia. ”
Uma causa comum de danos da peça é um pedra se
alojar dentro dela quando ela passa pela roda dentada. “Os proprietários que
removem o defletor inferior de detritos por motivos estéticos correm um risco
muito mais alto de danificar a correia”, explicou Ginns. “Especialmente se você
tiver uma longa entrada de garagem pavimentada com saibro ou pilotar
regularmente em estradas com isolamento de cascalho, vale realmente a pena
inspecionar a correia no intervalo entre as manutenções. ”
Ao inspecionar a correia, procure detritos presos
nos dentes e danos à correia, que podem tomar a forma de um furo ou rachadura
visíveis na superfície nervurada externa, uma rachadura na base dos dentes ou
dentes faltando, ou, ainda, cabos tensionados expostos. Se uma pedra danificar
a correia, pode também danificar um dente da roda dentada, e ambas as rodas
dentadas devem ser substituídas sempre que for instalada uma correia nova. O
verdadeiro segredo para sua a vida útil é a manutenção da tensão
adequada, uma tarefa que deve ficar a cargo dos técnicos treinados pela fábrica
na oficina autorizada de uma concessionária Harley-Davidson.
Harley-Davidson
Nenhum comentário:
Postar um comentário