segunda-feira, 1 de junho de 2020

Contas de gás pagas em maio no estado de São Paulo ficaram até 39% mais caras este ano, em relação ao ano passado


Levantamento da startup iq comparou contas dos meses de isolamento por conta do novo coronavírus com março, abril e maio de 2019


O iq, startup de soluções financeiras, acaba de divulgar uma pesquisa em que compara contas domésticas referentes aos gastos dos meses de março, abril e maio deste ano - marcados pelo isolamento em decorrência da pandemia de Covid-19 - ao mesmo período do ano passado, na cidade e no estado de São Paulo. Entre os achados, a plataforma identificou que a conta de gás encanado subiu 25% no estado, chegando a ser 39% mais cara se considerado apenas os gastos do mês de abril – pagos em maio. Já na capital, o aumento nos três meses acumulados de quarentena foi de 22%, sendo 36% apenas em relação ao consumo de abril.   

O levantamento levou em consideração os usuários que fazem a gestão de sua vida financeira por meio do iq contas, serviço gratuito para pagamento de contas utilitárias pelo cartão de crédito, e os valores considerados foram corrigidos pelo IPCA. “Era esperado que alguns gastos fossem aumentar para as famílias paulistas com a implementação da quarentena. A conta de gás reflete a realidade de muitas delas, que estão cozinhando mais as refeições em casa e comprando menos de restaurantes”, comenta Fernando Iodice, co-fundador do iq e especialista em finanças pessoais.  

A fintech identificou, ainda, que os moradores de São Paulo, tanto o estado quanto o município, também estão vendo suas contas de água aumentar. Foi um crescimento de 5% em toda a região e de 3% apenas na capital durante março, abril e maio, em comparação a 2019. “Apesar de tímido, esse aumento também corrobora para enforcar ainda mais o orçamento das famílias que viram sua renda cair ou ser interrompida pelo isolamento social”, completa Iodice.

O serviço do iq contas está disponível para todo o País e pode ser acessado pelo site da startup: https://www.iq.com.br/


De olho nas contas

Para diminuir o valor dos boletos, a fintech recomenda alguns hábitos:

No caso da água
  • Banhos curtos;
  • Não deixar a torneira aberta sem necessidade, como ao escovar os dentes;
  • Organizar uma rotina para lavar as roupas, otimizando o uso da máquina de lavar e o consumo de água para esta finalidade.

No caso do gás
  • Cozinhar alimentos cortados em pedaços menores para acelerar o cozimento;
  • Optar pela panela de pressão, sempre que possível, para otimizar as receitas;
  • Entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário