Com
o isolamento social, um dos setores que mais teve impacto direto foi o de
eventos. Segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc
Brasil), 98% das empresas foram impactadas com a crise, tendo uma média de 12
eventos cancelados e sete remarcados.
Neste
cenário, alternativas foram encontradas para que alguns acontecimentos tivessem
continuidade, como lives no Youtube feitas por
cantores no mundo inteiro. Isso mostrou que os shows podem ser feitos diretamente
de suas casas, alcançando e arrecadando milhões em doações. O universo
acadêmico se adequou para promover aulas on-line,
gravadas e ao vivo, permitindo aos alunos o andamento de seu semestre letivo e
a continuidade dos estudos. Os eventos corporativos e acadêmicos passam a se
reinventar neste ambiente on-line, por meio de lives,
videochamadas e conteúdos gravados e escritos.
Segundo
Flávia Roberta Fernandes, professora tutora do curso de Assessoria Executiva
Digital do Centro Universitário Internacional Uninter, para que estes eventos
mantenham qualidade e atratividade ao público, fatores como a qualidade da
transmissão e etiqueta virtual devem ser levados em consideração.
1 Selecione
uma plataforma que permita a transmissão ao vivo e a interação dos
participantes via chat, já que isso gera proximidade. Lembre-se de, ao longo da
transmissão, incentivar os participantes para que interajam.
2 A
conexão com a internet, tanto dos palestrantes quanto do público deve ser
estável, para que não haja cortes e interrupções (se possível, opte por uma
conexão via cabo e não wifi).
3 O
microfone e a webcam devem estar configurados para a recuperação do som e
imagem. Cuidado com os ruídos e tente um bom ângulo.
4 A
iluminação do ambiente deve ser equilibrada, nem clara ou escura demais, porque
reflete diretamente nesta recuperação da imagem. Cuidado redobrado com as
transmissões que começam no fim da tarde, pois a alteração de luz pode
atrapalhar. Adapte sua iluminação ao horário escolhido do dia.
No
que diz respeito à etiqueta virtual, Rafaela Aparecida de Almeida, professora
tutora do curso de Secretariado da Uninter, ressalta outros cuidados:
5 Caso
não tenha um escritório em casa, reserve um espaço para realizar a transmissão.
Evite locais onde poderá ser interrompido, que tenha interferências sonoras
externas, quarto de dormir ou dos filhos. Lembre-se de evitar a exposição de
sua vida pessoal. Embora as lives sejam informais, é preciso ter cautela.
6 Cuidado
com a aparência. Não é porque estamos em home office, que devemos descuidar da
imagem. Para homens, cabelo penteado, barba feita e uma roupa adequada. Para
mulheres, cabelo penteado, roupas discretas, maquiagem compatível.
7 Postura
diante da câmera. Escolha um local confortável, evitando movimentos bruscos,
risadas altas ou comentários inoportunos e escolha o melhor enquadramento, se
possível mais fechado mostrando mais o participante que o ambiente ao seu
redor.
Para
as professoras e especialistas da Uninter, o momento exige uma adaptação no
modo de se trabalhar a organização de um evento, seja ele empresarial,
acadêmico ou artístico. “Mas o que parece ser uma solução pontual e momentânea
para reuniões de todos os tipos e a troca de ideias entre estes grupos, pode
ser também uma prática que permaneça nos próximos anos e modifique muitos de
nossos encontros”.
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