Ao todo, foram
realizadas 24,5 milhões de compras no último mês, aumento de 98% em relação ao
mesmo período do ano passado
O isolamento social trouxe impactos significativos
para o varejo e, para não perder lucro, muitas companhias aceleraram a
transformação digital para passarem a vender pela internet. Quem olhou com
carinho para o e-commerce colhe os frutos do investimento: de acordo com o
Compre&Confie, empresa de inteligência de mercado focada em e-commerce, o
varejo digital brasileiro faturou R$ 9,4 bilhões em abril, aumento de 81% em
relação ao mesmo período do ano passado.
Ainda de acordo com a companhia, a alta reflete
principalmente o aumento no número de pedidos realizados durante o mês. Ao
todo, foram 24,5 milhões de compras online, aumento de 98% em relação a abril
de 2019.
As categorias que tiveram o maior crescimento em
volume de compras foram: Alimentos e Bebidas (aumento de 294,8% em relação a
abril de 2019), Instrumentos Musicais (+252,4%), Brinquedos (+241,6%),
Eletrônicos (+169,5%) e Cama, Mesa e Banho (+165,9%).
Mesmo com o aumento, o tíquete médio analisado
apresentou queda na comparação com o mesmo mês do ano anterior. “O mercado de
varejo online está em fase de profunda mudança. O cenário de COVID-19 acelerou
as vendas de categorias que até então eram pouco exploradas como, por exemplo,
saúde, alimentos e bebidas e petshop, o que colabora para o crescimento do
ecommece brasileiro.”, afirma André Dias, diretor executivo do
Compre&Confie.
Dia das mães deve colaborar
para alta, gerando aumento de mais de 100% no faturamento do e-commerce
Se o e-commerce já cresce em ritmo acelerado sem
datas comerciais, em maio o Dia das Mães deve fornecer uma ajuda “extra” ao
varejo digital. De acordo com o Compre&Confie, as compras on-line devem
atingir faturamento de R$ 5,9 bilhões, aumento de 123% em relação ao mesmo
período do ano passado.
“A projeção para o dia das Mães realmente é algo
surpreendente, que não vejo desde os primórdios do e-commerce, com percentual
de crescimento acima de 3 dígitos”, afirma Dias.
A estimativa da companhia considera o período de 25
de abril a 9 de maio e projeta que, nesse intervalo, sejam realizadas 15,5
milhões de compras online – número 139% maior do que o registrado no mesmo
intervalo de 2019.
Apesar de comprarem em maior quantidade,
brasileiros devem gastar menos em cada transação. A companhia vê queda de 7% no
tíquete médio das compras, totalizando R$ 380,23.
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