Professores de
Macatuba (SP) ensinam Matemática, Física, Geografia, Língua Portuguesa e Língua
Inglesa enquanto brincam de pipa com alunos
Duas varetas, uma folha de papel de seda, uma linha
e alguns pedaços de plástico podem gerar conhecimento? Na rede municipal de
ensino de Macatuba, interior de São Paulo, a resposta é sim. Construindo pipas,
os professores da Escola Municipal Cristo Rei realizaram atividades pedagógicas
inspiradas nos conteúdos do material didático do Sistema de Ensino Aprende
Brasil e os conhecimentos de Matemática, Geografia, Ciências e Linguagens foram
abordados de forma interdisciplinar.
Ao identificar os ângulos e medidas das varetas, as
crianças aprenderam Geometria e Matemática. Lendo o manual de instruções,
aprenderam a interpretar e identificar os diversos gêneros textuais existentes
na Língua Portuguesa. E, com informações sobre a influência das variações
climáticas e equilíbrio da pipa, aprenderam Geografia e Física. Além disso, os
professores ainda estimularam a prática da Língua Inglesa, pedindo a descrição
das atividades em inglês, enquanto eles trabalhavam.
Essa atividade fez parte de um conceito que vem
sendo trabalhado nas escolas de todo o mundo: a interdisciplinaridade. “A
interação entre os componentes curriculares se tornou uma importante ferramenta
para a busca do conhecimento e vem sendo adotada para apresentar aos alunos
possibilidades diferentes de olhar um mesmo fato”, explica a consultora
pedagógica do Sistema de Ensino Aprende Brasil, Ana Paula Silveira de
Carvalho.
Segundo ela, o melhor caminho para se trabalhar é
usar situações reais, do cotidiano, como no caso da construção de pipas. “A
abordagem interdisciplinar permite que os conteúdos sejam ensinados de forma
prática e mais abrangente, com maior capacidade de engajamento por parte dos
alunos”, defende.
Nesta atividade, por exemplo, foram trabalhados os
temas do Ensino Fundamental de medidas de comprimento, transformação de
unidades, polígonos, identificação de simetria em uma figura, identificação de
faces, vértices e arestas, identificação de retas, semirretas, segmentos de
retas, retas paralelas, retas concorrentes e perpendiculares, e identificação
de ângulo: reto, obtuso e agudo, em Matemática. Na área de Geografia, foram
abordados os climas do Brasil, diferenças entre tempo atmosférico e clima,
elementos do clima. Em Física, foram aprendidos conceitos de equilíbrio, força
e direção e cinética. E em Linguagens, os gêneros textuais: reportagem,
história em quadrinhos, crônica, entrevista e manual de instrução.
A professora da escola, Josiane Moretti, conta que,
para as crianças, é muito importante ter uma aula prática, uma vez que
eles saem da sala de aula e enxergam a utilidade do que aprendem. “Acredito que
os alunos não vão esquecer nunca esse aprendizado, é uma experiência que eles
levam para a vida toda”.
Sistema de Ensino Aprende Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário