quinta-feira, 7 de novembro de 2019

14 de novembro, Dia Mundial do Diabetes: ADJ Diabetes Brasil promove campanhas de prevenção do diabetes em São Paulo


De acordo com a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), 7,7% da população adulta brasileira foi diagnosticada com diabetes em 2018, o que representou aumento de 40% em relação ao ano de 2006, 5,5%. As mulheres apresentam maior percentual de diagnostico com 8,1%, do que em homens 7,1%. Com cerca de 16 milhões de pessoas com diabetes, segundo dados da Organização Mundial da Saúde, o Brasil é o quarto país em número de pessoas com a condição no mundo.

Para chamar a atenção sobre a gravidade da epidemia e gerar conscientização sobre a importância do diagnóstico e do tratamento precoces, a ADJ Diabetes Brasil promove campanha de detecção de diabetes no Mezanino C do Metrô República, entre os dias 11, 12 e 13 de novembro, das 10h às 17h. Se as pessoas apresentarem resultados alterados da glicemia, acima de 99mg/dL (jejum) e de 140mg/dL (2 horas após refeição ou aleatório) serão encaminhadas para o balcão de orientação no próprio evento e recebem informações básicas sobre o diabetes e orientadas a procurar um serviço de saúde.

Além disso, haverá no mesmo espaço, um desfile de pessoas com diabetes tipo 1 ou 2 de várias faixas etárias, no dia 13 de novembro entre 11h às 13h. A ação é uma iniciativa da Fabiana Couto, fundadora do movimento Divabética, que tem o intuito de mostrar à sociedade que as pessoas com diabetes, que realizam o tratamento adequado, têm uma vida normal, autônoma, independente e podem ser felizes, independentemente da condição.

Outra iniciativa é direcionada no dia 9 de novembro. A ADJ realizará o Passeio Descida da Estrada Velha de Santos, que reunirá pessoas com diabetes e seus cuidadores. O objetivo é mostrar aos participantes que a família desempenha um papel fundamental no processo de aceitação do diabetes e este não deve ser motivo de desestruturação familiar, pelo contrário, pode ser decisivo na escolha de uma vida mais saudável para todos. Mas é preciso achar o ponto de equilíbrio entre amor e limites, e assim colaborar para o desenvolvimento do senso de responsabilidade frente ao tratamento, facilitando o processo de independência inerente a todo ser humano.

As ações terão envolvimento da equipe de colaboradores da ADJ. Para a realização destas ações, a ADJ Diabetes Brasil conta com o patrocínio da Astrazeneca, Bayer, BD, Boehringer, Merck, Novo Nordisk, Roche e Takeda e o apoio do Metrô e movimento Divabética.

Mais informações podem ser acessadas no www.adj.org.br


Sobre o Dia Mundial:

O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em resposta ao aumento do interesse em torno do diabetes no mundo. Celebrado em 14 de novembro, é visto como a maior iniciativa mundial em torno do diabetes. A data foi escolhida devido ao nascimento do cientista canadense Frederick Bantin que, em parceria com Charles Best, foi responsável pela descoberta da insulina, em outubro de 1921. Dois anos mais tarde, Banting recebia o Prêmio Nobel de Medicina por esta descoberta e pela aplicação da insulina no tratamento das pessoas com diabetes.

O símbolo do Dia Mundial do Diabetes é um circulo azul que simboliza a união. A IDF buscou um formato simples para facilitar a reprodução e o uso para as pessoas que quisessem dar apoio à campanha. Esta data também é marcada com a iluminação em todo o mundo de monumentos e construções de destaque na mesma cor. O azul representa o céu e é a mesma cor da bandeira das Nações Unidas, que simboliza também a união entre os países. Neste dia, é estimulado o uso de roupas na cor azul, cor símbolo da campanha.







Sobre a ADJ Diabetes Brasil 

Fundada em 10 de março de 1980, a ADJ Diabetes Brasil é uma entidade não governamental, sem fins lucrativos, legalmente registrada no Registro Civil de Pessoas Jurídicas. Seu objetivo é promover educação nesse campo para pessoas com diabetes, familiares, profissionais de saúde e comunidade.
Atende gratuitamente as pessoas com todos os tipos de diabetes, de qualquer faixa etária e classe socioeconômica. Oferece um trabalho integrado realizado por uma equipe multidisciplinar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário