Michael Page explica como evitar que esse mal destrua seu desempenho no ambiente corporativo
Recebeu um elogio sobre uma tarefa bem
executada, e a primeira resposta que vem à mente é: “ah, não foi nada”? Se você
realmente acredita que seu esforço não precisa ser reconhecido, e essa é uma
resposta que você costuma dar corriqueiramente, então você pode estar com
sintomas da chamada “síndrome do impostor”. É um termo psicológico que descreve
um padrão de comportamento de constante dúvida de suas realizações e
competências, causando medo de ser exposto como uma fraude no trabalho, podendo
até sabotar promoções e gratificações no trabalho.
“Geralmente a pessoa que está lidando
com a crise tende a chamar o sucesso de sorte ou apenas de um bom momento e
descartá-lo de suas vitórias. Costuma acreditar que as outras pessoas são
melhores, mais inteligentes ou mais competentes do que eles. As pessoas com
síndrome do impostor são perfeccionistas, têm um enorme medo do fracasso e
constantemente inibem as suas próprias conquistas. Isso pode ser debilitante,
causar estresse, ansiedade e vergonha, bem como uma baixa autoestima. Todo esse
cenário pode afetar o andamento da carreira, independente do cargo ou nível que
a pessoa ocupa. É comum que baixa autoestima ou ansiedade em excesso denote
instabilidade e barre possíveis promoções, ou, num panorama mais drástico,
acarrete numa demissão”, explica Lucas Papa, gerente da Michael Page, parte do
PageGroup.
Para superar a síndrome e voltar a se
destacar no ambiente corporativo, Lucas Papa listou oito dicas essenciais para
retomar a confiança e autoestima. Confira:
- É essencial
buscar a ajuda de um especialista ou de um grupo para expressar os seus
sentimentos, pois você descobrirá que não está sozinho nessa - a síndrome
do impostor é mais comum do que pensamos!
- Faça uma lista
de suas realizações, habilidades e sucessos, independentemente de quão
grande ou pequeno sejam. Isso provará que você tem valor concreto para
compartilhar com o mundo;
- Construa um
sistema de forte apoio com as pessoas que você mais respeita - mentor,
colegas, família e amigos. Peça feedbacks contínuos e veja que seus
esforços e resultados são vistos;
- Crie um discurso
único e confortável para si. É importante saber o que você diz quando
alguém pergunta o que você faz;
- A síndrome do
impostor acontece quando você subestima o quão bom você realmente é e
quando você acredita que é necessário saber tudo. Permita-se continuar
aprendendo e aceite que todos têm suas vulnerabilidades, não importa o
cargo atual ou idade.
- Realize uma
avaliação de valores. Questione o quanto seus valores combinam com o
ambiente em que você está, e se você acredita no negócio que está inserido
ou, se você está cercado por profissionais que te inspiram?
- Suas habilidades
estão atualizadas? Você precisa de mais experiência em uma área
específica? Se precisar de treinamento e experiência adicionais, planeje
como você vai conseguir. O mundo do trabalho está mudando e, para ficar no
topo do jogo, você deve manter suas habilidades sempre atualizadas.
- Coma bem, durma
bem e cuide da sua saúde física por meio de exercícios, além de tirar um
tempo para meditar. Use afirmações positivas e reconheça seus pontos
fortes.
Com o devido acompanhamento
profissional, essas dicas podem ajudar a identificar quando as questões
internas começam a implicar na rotina de trabalho e passam a minar a confiança
profissional, fazendo com que a síndrome do impostor retome a cabeça novamente.
“O
mais importante é lembrar que você é bom e que você é o suficiente e por isso
está recebendo elogios e está no lugar onde está. Da próxima vez que alguém
elogiar o seu bom trabalho, apenas diga: "muito obrigado!", finaliza
Papa.
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