Segundo os dados, 35% das companhias - de PMEs a grandes players - têm dificuldade de implantar inovação em todas as áreas do negócio
No
segmento de RH, 31% das empresas já começaram a falar sobre inovação, mas ainda
sem nenhuma ação prática efetiva
Uma pesquisa inédita
realizada pelo Liga Insights -
plataforma que reúne conteúdos relevantes sobre inovação e startups em diversos
setores - em parceria com a Gupy - empresa líder de recrutamento de seleção com base em
inteligência artificial - revela como a inovação está sendo implantada no setor
de Recursos Humanos em empresas de pequeno, médio e grande porte. Os números do
levantamento mostram que a inovação ainda é uma barreira para as companhias:
49% das empresas com mais de 10 mil colaboradores dizem que o tema “inovação”
está na estratégia do negócio, porém, não são todas as áreas que conseguem
aplicá-la; em empresas com até 50 colaboradores o número cai para 24%. No
entanto, 20% das empresas entrevistadas garantem que são “uma organização
inovadora” e “praticar a inovação já é um hábito”.
Quando o assunto é RH, 31%
das empresas afirmam que já estão discutindo a implantação de inovações na
área, mas ainda sem nenhuma ação prática efetiva - sendo que do total dos
respondentes 2% são consultores, 30% analistas, 19% coordenadores, 25%
gerentes, 7% diretores, 8% fundadores, outros cargos somam 9%.
Ainda, de acordo com a
pesquisa, 23% das organizações não tratam sobre inovação na área de Recursos
Humanos e outras 21% já aplicam novas tecnologia no dia a dia. Além disso, ao
serem perguntados sobre a autonomia para contratar um produto ou serviço
disponibilizado por startups, 59% dos analistas, coordenadores e supervisores,
53% dos consultores, 24% dos diretores, 48% dos gerentes e 10% dos founders
disseram que a efetivação do negócio “depende sempre da avaliação e aprovação
de outras áreas”; 18% dos RHs das empresas acreditam ter “pouca/nenhuma
autonomia” para inovar em seus próprios processos.
Para Raphael Augusto,
diretor de inteligência do Liga Insights, “as inovações para o setor de RH têm o propósito não só de
solucionar problemas estruturais e operacionais, mas também de serem
ferramentas para reinventar processos do segmento e dar espaço para o RH ser
ainda mais ativo na estratégia das organizações". O especialista afirma
ainda que é necessário que o setor tenha mais autonomia para trazer novas
tecnologias às companhias: “o processo de transformação digital precisa evoluir
de ações pontuais e de impacto restrito para um hábito com recorrência e
profundidade quando falamos em grandes corporações. No entanto, também é
preciso dar espaço e autonomia para se aplicar as novidades que a tecnologia
proporciona, apostando em parcerias com as startups que já têm DNA tecnológico
e inovador”, analisa.
Já Mariana Dias, CEO da Gupy, acredita
que o momento atual do RH é de transformação do mindset dos gestores e inovação
nas ferramentas: “Se antes o setor de RH permanecia alheio às inovações, hoje é
praticamente uma obrigação das empresas se abrir para novas práticas, e a tecnologia
está no centro disso. Encontrar os talentos certos dentro da empresa é um
grande desafio com a concorrência no mercado de trabalho e, para isso, é
fundamental que a companhia proporcione uma boa experiência ao candidato, desde
o primeiro contato com a marca empregadora. Unir o lado humano com as
tecnologias existentes como, por exemplo, a Inteligência Artificial no
recrutamento, é uma das saídas para que o RH possa dar este próximo passo”,
explica.
TOP 5 áreas prioritárias
para se inovar, segundo os respondentes
Avaliação de Performance 52%
Engajamento de colaboradores 49%
Recrutamento e Seleção 42%
People Analytics 41%
Cursos e Treinamentos 39%
Inovação no dia a dia do
RH
A pesquisa mostra que 51%
das empresas já usam algumas tecnologias na Aquisição de Talentos/ Recrutamento
e Seleção e 36% ainda não utilizam, porém avaliam que há espaço para isso. No
Desenvolvimento Organizacional, 51% já estão inovando e 44% não estão. Já, na
área de Performance e Monitoramento, 40% das organizações entrevistadas já
estão implantando inovações, enquanto 56% não. Nas Operações, 40% já usam
tecnologia e 53% ainda não.
Onde os gestores buscam
informações sobre inovação
Ao buscar informações
sobre novas tecnologias, os gestores de RH buscam eventos (21%), portais de
notícias (18%), influenciadores do setor (15%), blogs corporativos de outras
empresas (14%), sites de busca (11%) e boca a boca (10%).
Liga Insights
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