Modalidade já representa mais de 20% das matrículas de graduação
no país
O crescimento vertiginoso
no ensino à distância (EAD) no país traz constantes discussões sobre a
qualificação profissional no mercado de trabalho frente as inúmeras ofertas de
cursos. Levantamento do último Censo da Educação Superior, realizado em 2017 e
divulgado pelo INEP/MEC apontam que mais de 1,7 milhão de brasileiros optaram
pela modalidade no ensino superior, dado que representa mais de 20% das
matrículas de graduação no país.
Apesar de ainda encontrar
resistência em determinadas áreas da educação, a tendência é que esses números
sigam em expansão nos próximos anos. De acordo com Daniel Silva, Pró-Reitor de
Ensino a Distância do Centro Universitário UniDomBosco, a modalidade é um
propulsor da educação no país.
“Apesar da denominação de
ensino à distância, a modalidade aproximou as pessoas do conhecimento e
tornou-se uma ferramenta de inclusão social. Antes, a educação era concentrada
nos grandes centros, agora ela é acessível à população e com amplas opções de
especialização”, destaca Silva.
Divulgado em agosto de 2019,
o Estudo Todos pela Educação aponta outra tendência no EAD. Segundo a pesquisa,
61% das pessoas que iniciaram cursos de pedagogia e licenciaturas em 2017
estavam no ensino à distância, contra 34% em 2010. A média nas demais
graduações, subiu de 13% para 27%, conforme as estatísticas do Censo de
Educação Superior.
Seguindo essa tendência, o
Centro Universitário UniDomBosco desenvolveu um curso específico de “Segunda
Graduação com Licenciatura em Pedagogia”. Neste programa, quem já é formado em
alguma licenciatura, independente da primeira graduação, cursa somente 1 ano
para se formar em Pedagogia, adquirindo uma segunda graduação.
“É uma licenciatura
complementar e que amplia as oportunidades no mercado de trabalho, onde o aluno
pode se preparar para atuar como diretor, coordenador e orientador pedagógico”,
afirma Daniel.
Avaliado com nota máxima
no MEC, a instituição oferece mais de 30 opções de graduação EAD, desde cursos
tradicionais como administração, filosofia, geografia até tendências como defesa
cibernética, marketing digital e sistema para internet (ênfase em internet das
coisas).
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