sábado, 31 de agosto de 2019

O dia de um empreendedor tem menos horas?


Atenção plena nas ações cotidianas é a chave para fazer cada minuto render e afastar a ansiedade


No começo de um empreendimento, são inúmeras as atribuições de quem se arrisca a tirar uma ideia do papel. Identificação de público alvo, precificação, estratégias de divulgação, contratações, orçamento e um mar de itens num checklist extenso. Um paraíso para dispersões e dúvidas que geram ansiedade. Quando se dá conta, acabou o dia, o mês e o ano e aquela ideia segue sendo adiada. 

Para evitar que esse turbilhão de pensamentos dê a impressão de que o tempo voa e arruíne um negócio que mal começou, que tal focar apenas no presente? Essa é a proposta daquele termo que você já deve ter ouvido por aí, o Mindfulness: um estado mental em que temos o controle da nossa atenção naquilo que estamos fazendo no momento.

Segundo Vanise Perez, diretora de uma escola do DeROSE Method em Campinas, a prática de Mindfulness é essencial para o empreendedor reduzir a ansiedade e focar naquilo que ele tem de bom. Além disso, a atenção plena em cada tarefa do dia fortalece o foco interno da pessoa e ela se torna mais produtiva e engajada. 


Modo analógico

Para conectar corpo, mente e emoções na mesma ação é preciso treino. A primeira dica da Vanise Perez é sair do piloto automático. “Mais de 96% das nossas ações cotidianas são automatizadas. Temos que tomar as rédeas da nossa mente e emoções e canalizar essa força colossal para realizações pessoais”. 

Esqueça a imagem mística que você tem sobre a meditação. Tanto essa como outras técnicas de respiração e concentração são valiosas na hora de energizar o corpo  e limpar a mente das dispersões. Para isso é indispensável o acompanhamento de um profissional, que saberá conduzir corretamente o desenvolvimento de comportamentos que quebram o automatismo do dia a dia. 
A escola da Vanise já possui uma assessoria online para orientar o empreendedor na execução dessas técnicas. São 21 dias de aulas práticas e teóricas via Whatsapp, com suporte para eventuais dúvidas.


Para testar em casa

Para sentir esses benefícios, um bom começo pode ser o treino de meditação. Foque o pensamento numa única imagem, como um pôr-do-sol ou uma flor, por um período entre um e cinco minutos. Esse treinamento começa a limpar a mente dos excessos.

Outra técnica para manter o foco no momento presente é a respiração, como o da chamada “respiração baixa”. Para executá-la, inspire sentindo sua barriga ser projetada para frente sem forçar. Expire contraindo o abdômen para dentro. Faça diversos ciclos. 

“Essa respiração abdominal representa 60% da nossa capacidade pulmonar e é a que menos utilizamos. Ao treiná-la, passamos a vivenciar mais o presente e, de quebra, aumentamos a nossa vitalidade e disposição”, ensina Vanise Perez.


Resultados na prática

Sair do automático muda tudo à nossa volta. Passamos a valorizar mais aquilo que já conquistamos e a mente fica focada para planejar o futuro de forma lógica, prática e sem afobação. Vanise Perez lembra, ainda, que o empreendedor com a mente treinada consegue prever melhor os erros e acertos e mudar a direção do seu negócio quando for preciso. 

As habilidades de comunicação também melhoram rapidamente com a prática do Mindfulness. “Quando vivemos mais o presente, passamos a nos relacionar melhor com as pessoas à nossa volta, como nossos clientes, funcionários e fornecedores”, explica Vanise. 

Por fim, com a prática do Mindfulness, é possível perceber que temos bem menos problemas do que pensávamos ter, pois ao olhar para o momento presente e questionar se está com algum problema ali a resposta que vem é, geralmente: não!




VANISE PEREZ - Consultora do programa DeRose Life Consulting, Vanise é empreendedora do DeROSE Method há 13 anos. Especializou-se na área de qualidade de vida, alta performance, inteligência emocional, meditação, administração do estresse, boas relações humanas e lifeconsulting. É proprietária da Escola DeRose Cambuí, em Campinas, localizada na Rua Maria Monteiro n°1402, que já atendeu mais de mil alunos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário