terça-feira, 2 de julho de 2019

O resultado da impulsividade no visual


Quando a vontade de mudar não é só uma vontade, mas uma atitude motivada pela frustração


De acordo com a psicanálise, a frustração é um sentimento, uma emoção que ocorre quando algo não sai de acordo com a expectativa. Quando o esperado não acontece vem a frustração. Esse sentimento de impotência e até mesmo de fracasso por não conseguir realizar o que tanto desejava pode gerar uma vontade de mudança e, é aí que está o perigo. Neste momento, as pessoas tendem a tomar atitudes impulsivas como, por exemplo, fazer compras desnecessárias ou mudanças radicais no visual.

Geralmente, as mulheres sentem uma necessidade impulsiva de cortar, tingir, alisar, mudar os cabelos. São poucas as que percebem que essa vontade foi gerada por uma frustração e não por um desejo real em fazer essa transformação no visual. Normalmente, quem nota que algo não está certo tende a esperar para fazer a transformação com um profissional e até desistem depois de um tempo, mas tem aquelas que a impulsividade é tamanha que vão para frente do espelho para fazer o serviço sozinhas. Essa é uma atitude que leva a grandes arrependimentos.

De acordo com a hair stylist Paloma Perform, da Depil Class Beauty & Hair, ela sofreu por muitos anos com o problema. As pessoas diziam que ela tinha um “tic” com cabelo, mas ela não entendia muito bem o que era esse “tic” até que ficou muito frustrada por não poder comprar o carro que tanto desejava e correu para frente do espelho para ficar loira.

“Mesmo conhecendo a técnica, a estrutura do meu cabelo, e aplicando diariamente nas minhas clientes não consegui fazer um bom serviço no meu cabelo e acabei com ele. Gastei muito tempo e uma fortuna para consertar o erro. Hoje, sei identificar esses momentos de frustração que me levavam a tomar atitudes impulsivas relacionadas ao meu visual”, conta.

Paloma já consegue conter a sua impulsividade e até orienta suas clientes em relação ao impulso. “Quando tomamos uma atitude intempestiva sempre acabamos dizendo as clássicas palavras: “quando vi, já fiz”, “fiz primeiro e pensei depois”. Por isso, quando chega uma cliente pedindo uma mudança radical eu procuro ter uma conversa franca com ela para que não haja arrependimentos. Mesmo porque se a cliente ficar insatisfeita, mesmo a mudança tenha sido um pedido dela, ela não vai mais voltar”, explica.  

De acordo com a psicóloga Sirlene Ferreira, uma pessoa não impulsiva passa pelas fases da intenção - o momento de desejar algo; da deliberação - momento de refletir os prós e os contras sobre esse desejo; e finalmente a fase de decisão - momento no qual a pessoa age.

Pessoas impulsivas eliminam a fase da deliberação e vão direto para a ação e tomam atitudes não racional e desproporcional a uma determinada situação. Depois da decisão intempestiva, vem o arrependimento, mas a atitude já foi tomada, a palavra já foi dita e o estrago já foi feito, não podendo mais voltar atrás”, explica a psicóloga.

Mas para você que passou pela deliberação, reflexão e já tomou sua decisão consciente e tem certeza da transformação, a hair stylist Paloma Perform dá algumas dicas valiosas:

- Leve em conta o formato do seu rosto. A nova produção vai combinar com a sua estrutura?

- A textura dos fios é adequada para o novo corte?

- O seu estilo de vida é viável para o visual que deseja? Um cabelo que precisa de muita manutenção não é adequado para uma pessoa com uma vida corrida.

- Por último, pense bem antes de uma mudança porque um corte radical, por exemplo, não tem volta e você terá que esperar crescer.





Dra. Sirlene Ferreira – psicóloga com 18 anos de experiência como psicóloga clínica, a Dra. Sirlene possui MBA em Gestão de pessoas pela FGV, continua atuando como psicóloga clínica, presta consultoria em gestão de pessoas, treinamentos e palestras para médias e grandes empresas.


Paloma Perform - hair stylist da Depil Class Beauty & Hair - com 9 anos de experiência em corte de cabelos, visagismo, colorimétrica, tratamentos capilares, clareamentos e penteados, além de maquiagem social, maquiagem artística, designer de sobrancelhas, alongamentos e conhecimentos sobre tricologia. Em seu currículo, possui cursos efetuados nas seguintes instituições: Feira de cosméticos em Orlando Première, L’Oréal Paris, Keane, Schwarkof, Wella, Truss, Senac - produção para TV e NOIVAS. Entre outros workshops com profissionais renomados.


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