Ainda dá tempo de participar, o desafio
começa hoje e vai até o final de julho
Na lanchonete, o cafezinho é servido em
um copo de plástico descartável; o suco com canudo plástico; a colher, muitas
vezes, é do mesmo material e o pãozinho vem em um saco de papel que vai dentro
do saco plástico descartável. No mercado, nas empresas, e mesmo em casa, o
plástico descartável está quase sempre presente e em grandes quantidades. O
problema, aqui, é que essa cultura e hábito de distribuir o plástico acaba por
acarretar grandes impactos ao meio ambiente.
Sabendo desta realidade, a Beegreen Sustentabilidade
Urbana lançou um desafio destinado a pessoas, empresas, escolas e
instituições do todo o Brasil: O desafio “Julho Sem Plástico - Desafio Zero
Descartável”, que tem como objetivo inspirar, educar e fazer com que as pessoas
reflitam sobre como os seus hábitos de consumo estão afetando o futuro do
planeta. Para participar, é só acessar o site https://beegreen.eco.br/desafio/
e se inscrever. Na sequência, você receberá um e-mail com informações gerais
sobre o desafio e como participar.
O desafio começa no dia hoje e vai até o
final de julho, e pode escolher por quanto tempo vai participar. Quem se
inscreveu terá apenas um objetivo: diminuir a produção de lixo descartável. “É
uma proposta desafiadora, mas você já imaginou quantas pessoas podemos influenciar
positivamente com esse exemplo? E isso é o mais importante. A mudança começa em
nós. Após esse incentivo, a pessoa pode continuar a mudar seus hábitos”, avalia
Jessica Pertile, bióloga e sócia-proprietária da Beegreen.
A Beegreen disponibilizará, durante todo
o período, conteúdos exclusivos e gratuitos e mais informações completas sobre
como evitar o plástico descartável e demais materiais no dia a dia, seja ao
consumir alimentos e bebidas na rua, fazer compras no mercado, programar
eventos, realizar a limpeza da casa e o cuidado do seu pet, entre outras atividades.
Além disso, o público irá compartilhar
dados, que serão divulgados para incentivar ainda mais o consumo consciente e a
diminuição da produção de lixo plástico descartável no Brasil: “O planeta
desafia todos a repensarem seus hábitos o quanto antes. Nós vamos ajudar,
fortalecendo a rede de pessoas e instituições que se preocupam com a questão e
esperamos que com essa atitude haja uma mudança cultural no país, para que
possamos avançar para que o Brasil se torne um ambiente cada vez mais sustentável
e com menos plásticos", completa
Jessica.
Desafio “Lixo Zero 2018”
Essa é a segunda edição do desafio. No
ano passado, foram 115 inscritos, mais de 1000 e-books baixados e mais de 300
mil pessoas atingidas nas redes sociais. “A primeira edição do desafio foi uma
grata surpresa, conseguimos alcançar muita gente através da internet, e isso é
muito legal. Quem participou continua em contato conosco até hoje. Aos poucos
vamos mudando nossos hábitos, criando novas possibilidades e transformando o
mundo em um lugar melhor”, complementa a bióloga.
Quem participou da primeira edição e
falou um pouco sobre a experiência foi a estudante Taíssa Rossato. “Eu posso
dizer que foi muito bom. Em uma semana eu gerei quase nada de lixo, apenas um
copo, um saquinho de café e a etiqueta de uma fruta. Foi difícil sim, a gente
tem que procurar alternativas que as vezes não são tão fáceis e nem tão
viáveis, mas o aprendizado foi muito bom, tanto que esse ano eu vou participar
novamente. O importante para mim é saber que sempre que possível, eu posso
reduzir o meu lixo”.
Para se ter uma ideia, segundo o
Ministério do Meio ambiente (MMA), os brasileiros geram por ano mais de 70
milhões de toneladas de resíduos sólidos, sendo 19 milhões de recicláveis e,
destes resíduos, 45% são plásticos. Para piorar, a média de reciclagem nas
cidades brasileiras – que é de responsabilidade das prefeituras - é de apenas
2% do volume global que deveria ser reciclado, ou seja, 98% ainda é perdido,
indo parar em bueiros, rios, lagos, mares, oceanos, lixões e aterros.
Para mais informações
sobre a Beegreen, acesse o site https://beegreen.eco.br/ ou as páginas
oficiais da marca no Facebook (https://www.facebook.com/beegreenbr/ ), Instagram (https://www.instagram.com/beegreenbr/?hl=pt-br ) e no LinkedIn (https://www.linkedin.com/company/beegreen-sustentabilidade-urbana/?originalSubdomain=pt
Nenhum comentário:
Postar um comentário