O hábito de contar histórias para as crianças é um dos mais benéficos para o desenvolvimento dos pequenos e deveria estar presente no cotidiano de todas as famílias. Além de transmitirem valores importantes para a formação da identidade dos mais jovens, as histórias e contos infantis ajudam a exercitar a imaginação dos pequenos.
Especialistas indicam o poder da literatura no fortalecimento do vínculo com as crianças. Além de todos os benefícios ligados ao desenvolvimento cognitivo, a leitura de histórias é uma oportunidade de reforçar essa ligação ainda maior com os pais. Por mais que a escola mantenha uma rotina de rodas de histórias, é muito importante que as famílias trabalhem juntas em casa. Esses momentos são essenciais e devem ser feitos com a presença efetiva dos pais, sem telas e sem múltiplos afazeres, para dar atenção plena à criança. Com crianças pequenas, é feita uma leitura compartilhada, que vai mudando com o passar do tempo, de acordo com a faixa etária e as preferências dos pequenos. "Ler pode ser uma brincadeira tão gostosa e divertida quanto brincar de carrinho ou de slime, basta ter esse estímulo em casa e na escola", explica Camila Micheletti, Diretora de Comunicação do Colégio Notre Dame.
Veja mais benefícios da contação de histórias:
·
Ajuda
a criança a desenvolver habilidades orais, de leitura e escrita;
·
Estimula
o gosto pelo conhecimento e pelo ato de aprender;
·
É
uma alternativa de brincadeira mais saudável do que televisão e videogame, com
muito contato humano e carinho;
·
Se
a leitura for feita antes da hora de dormir, ajuda no relaxamento e contribui
para que a noite de sono seja mais tranquila;
·
Histórias
com o final livre exercitam a criatividade e a habilidade oral.
Além de encantar pessoas de todas as idades, a poesia é uma importante ferramenta na alfabetização das crianças. Com todo o ritmo e rimas que só os poemas são capazes de oferecer, esse gênero literário colabora com o aumento da habilidade de leitura e escrita. Isso porque aumenta a consciência de ortografia e dos fonemas, os 'sons' que compõem as palavras.
"Ouvir cada um dos versos e entender que eles se completam, que uma palavra 'combina' com a outra é a primeira etapa para que as crianças em fase de alfabetização se familiarizem com a escrita formal, por mais simples que seja o conteúdo do poema", explica Camila.
Com as crianças já alfabetizadas, a leitura e escrita de poesia auxilia no aumento do vocabulário, fazendo com que as crianças procurem sinônimos para aquelas palavras que já conhecem, e encontrem a palavra que sonoramente se encaixe melhor no texto.
"Alguns poemas possuem um foco grande em pontuação e utilizam esse recurso para conseguir o ritmo desejado. Na sala de aula ou mesmo em casa, podem auxiliar no entendimento das regras de construção de frases e mostrar para os alunos qual é o resultado do uso de cada acentuação", complementa.
Além disso, os poemas são conhecidos por permitir mais de uma interpretação, desenvolvendo o pensamento crítico e despertando também a sensibilidade. Em conjunto, esses benefícios tornam o processo de alfabetização mais eficaz, fácil e prazeroso. E tem resultados em um maior desenvolvimento acadêmico no futuro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário