segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Mensagens falsas na internet: como identificar um golpe?



É muito comum ouvir histórias de pessoas que caíram em golpes na internet ao receber mensagens falsas que pareciam ser de empresas conhecidas e tradicionais no Brasil. No meio tecnológico isso é chamado de Phishing, quando ocorre uma tentativa de obtenção de informações do usuário por meio de crimes cibernéticos - hackers, vírus etc. E a verdade é que muitos, realmente, utilizam nomes de sites confiáveis para atrair a atenção, como bancos e organizações governamentais.

De acordo com um recente levantamento do Consórcio Anti-Phishing Working Group (APWG), houve um crescimento de 46% dos ataques só no primeiro trimestre de 2018 com relação ao mesmo período de 2017.

Os e-mails e mensagens enviadas pelos criminosos geralmente possuem linguagem formal ou até o mesmo tom do voz da empresa que eles dizem representar, o que dificulta a percepção do golpe, e pedem por documentos e senhas. O que também pode acontecer é fraudadores mais experientes pesquisarem o seu alvo por meio do hackeamento de informações e conseguirem identificar a preferência deste usuário. Por exemplo, percebem que este indivíduo sempre busca promoções de um produto específico, então, entram em em contato por e-mail ou mensagem forjando ser uma empresa específica daquela área e acabam pedindo por informações pessoais a fim de aplicar um golpe.

Mas como podemos evitar? A Wavy listou uma série de dicas que podem facilitar a identificação de uma fraude!

1 - Nunca forneça informações pessoais
O ideal é nunca fornecer senhas, endereço residencial ou comercial e nomes de familiares em e-mails ou mensagens de remetentes duvidosos. Lembre-se: Bancos nunca pedem por esse tipo de informação pela internet ou por telefone.

2 - Não abra e-mails de pessoas ou lugares que você não conheça

Mesmo quando receber e-mails com indicação de bancos, procure se certificar do conteúdo da mensagem e evite baixar documentos anexos, principalmente quando não for solicitado por você.

3 - Verifique o endereço de e-mail do remetente ou URL do site
Embora o nome do lugar pareça correto, muitas vezes a URL vem com erros nominais, de grafia ou até mesmo no domínio do site ou do e-mail.

4 - Tenha antivírus instalados e atualizados em sua máquina

É essencial sempre contar com um serviço de antivírus capaz de identificar ameaças de forma ágil e prática, evitando que o usuário caia num golpe. Além disso, tenha um serviço que envie alertas toda vez que uma transação financeira for feita na sua conta bancária. Assim, você irá descobrir com rapidez se houver uma transação que não foi feita por você.






Daniel Santos - diretor de Engenharia da Wavy e possui 15 anos de experiência no mercado de VAS e Mensageria. É Pós Graduado com Especialização em Engenharia de Software, Especialização em Gestão de Projetos pela Unicamp e Harvard Business School Leadership Program Participant.



Nenhum comentário:

Postar um comentário