segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Especialista em marketing digital dá dicas para se proteger de vazamentos de dados


Simone Siqueira explica como amenizar os riscos de exposição de informações em redes sociais e aplicativos


Vazamentos de dados se tornaram práticas recorrentes na internet, seja por meio de ataques cibernéticos - como o que aconteceu este mês, expondo cerca de 772 milhões de e-mails e 21 milhões de senhas em um fórum para hackers ou por falhas nos mecanismos de redes sociais e aplicativos, ter dados divulgados na web pode resultar em invasões em dispositivos e estelionato. Pensando nisso, a especialista em marketing digital e vendas online, Simone Siqueira, separou 12 dicas para melhorar a segurança na hora de utilizar a rede.


Cuidado com as publicações Pense bem antes de postar qualquer conteúdo pois, mesmo que seja apagado depois, outras pessoas podem ter visto, salvo ou mesmo compartilhado. Isso se aplica a imagens, textos e áudios e a precaução deve se estender, inclusive, para o WhatsApp.


Senhas Evite compartilhar informações de login e, caso isto seja necessário, troque-o assim que possível.


Grupos e comunidades Esteja atento ao participar de grupos no WhatsApp e Telegram. Cheque a privacidade de imagem de perfil, nome e descrição.
Seja criterioso Selecione bem seus contatos, impedindo assim de ser incluído em grupos indesejados.


O menu ‘Privacidade’ do WhatsApp pode ser um aliado Ao acessar essas opções, pode-se escolher exatamente o público que poderá acompanhar seus status. Lembrando que, neste caso, é fundamental seguir a dica anterior e ser criterioso com a lista de contatos, porque muitas pessoas se sentem seguras em compartilhar publicações no aplicativo e se esquecem de verificar quem pode visualizá-las.


Autenticação de dois fatores A maioria das pessoas ignora esse tipo de opção, mas essa proteção é uma medida de segurança extra, que solicitará um código de confirmação, via SMS ou e-mail, sempre que um dispositivo desconhecido se logar às suas contas. Aplicativos como Google Authenticator e Duo Mobil também podem ser utilizados nesse processo, integrando-se às contas e gerenciando esse tipo de verificação.


Conta privada O Instagram é uma das redes sociais mais populares do momento. Caso a sua conta não seja focada em negócios, uma excelente forma de se proteger é ativando a opção de ‘conta privada’ e, dessa maneira, ter controle sobre quem são seus seguidores e com quem compartilhar seu conteúdo.


Stories Ainda falando do Instagram, atualmente é possível escolher quem pode visualizar seus stories. Para isso basta ir até ‘controles dos stories’, no menu ‘configurações’, e acessar a opção ‘ocultar story de’ e selecionar os perfis os quais deseja restringir o acesso aos Stories.


Melhores amigos Nos Stories também pode-se criar uma lista personalizada de amigos. Vá em ‘Melhores amigos’, no menu ‘Configurações’, e escolha os contatos. A partir daí, seus Stories aparecerão somente para esses perfis, distinguidos com um círculo verde ao redor.


Exposição de fatos cotidianos Publicar informações sobre o colégios dos filhos – às vezes até por meio de fotos de crianças uniformizadas -, locais que frequenta, fotos do carro novo ou casa nova pode ser um perigo na rede, exigindo atenção redobrada.


Check-ins Atente-se aos aplicativos que pedem para utilizar sua localização. Fazer check-in e postar publicações que mostram onde você está sempre te expõem. Se é interessante para o post ter a localização, deixe para publicá-lo quando estiver saindo.


Cartões de crédito Com o aumento de vendas pelo WhatsApp, tornou-se comum enviar fotos de cartão crédito. Na verdade, o correto é não compartilhar fotos e nem os números desses meios de pagamento pelo aplicativo.






Simone Siqueira – teve sua primeira experiência como empreendedora aos 16 anos, como professora de piano, profissão que norteou sua primeira formação superior. Já na década de 1990 abriu uma empresa voltada à computação para crianças e, por isso, investiu em uma licenciatura na área, que a levou a atuar com tecnologia aliada à Educação, de forma autônoma. Desde então fez outras especializações, como Design Instrucional, MBA em Administração e Marketing Digital. Desde 2011 está à frente da empresa Educação Digital e há seis anos ingressou no universo do marketing digital com o propósito de ajudar pessoas a criar, de forma estratégica, network de qualidade nas redes sociais, produzindo conteúdos que agreguem valor à sua marca, resultando na conquista de uma forte Identidade digital.



Nenhum comentário:

Postar um comentário