quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Diretora pedagógica dá dicas para potencializar aprendizado de línguas estrangeiras pelas crianças


Silvia Adrião, da Escola Italiana Eugenio Montale, comenta que a melhor hora para investir na língua estrangeira é na educação infantil


Alguns dos principais equívocos dos pais ao colocarem um filho em uma escola internacional são depreciar a língua materna e/ou não imergir com os pequenos na nova cultura, alerta Silvia Adrião, diretora pedagógica para o Brasil da Escola Italiana Eugenio Montale – instituição de ensino internacional trilíngue em São Paulo e a única no Estado reconhecida como escola paritária pelo Governo Italiano. Para a diretora, sempre é tempo de aprender outro idioma, mas o melhor momento é na primeira infância: "as adaptações cognitivas para formular respostas e interpretar as mensagens são muito rápidas. É o que chamamos de plasticidade cerebral", pontua.

Silvia listou quatro pontos essenciais de reflexão para ajudar pais que avaliam colocar um filho em uma escola internacional. Confira:


Aproximação com a cultura: "Quanto mais próxima for a vivência da criança na cultura da língua que está sendo apresentada, maior poderá ser o ganho em aprendizado. Ter amigos da mesma idade conversando neste novo idioma e reconhecer hábitos dos familiares traz um senso de pertencimento."


Jornada educacional deve ir além da escola, mas exige cautela e empenho dos pais: "Estudar em uma escola internacional é um dos meios mais assertivos de aprender uma língua estrangeira, mas é muito mais que aprender outro idioma, é aprender através de outro idioma e despertar um amplo e enriquecedor universo de novos conhecimentos. Com o corpo pedagógico qualificado e uma organização social, onde alunos viram amigos e trocam experiências na nova língua, são grandes os ganhos que poderão ser observados ao longo do tempo. Mesmo assim, o que se aprende na escola deve ser mantido e potencializado em casa. Porém, um erro comum entre os pais é tentar forçar uma situação e a criança pode não se sentir confortável. Vale sempre interpretar os anseios dos pequenos."


Contexto lúdico: "O ideal é criar um contexto e um argumento estimulante para evitar ser repetitivo e forçar uma situação. Deve haver o momento de conversação, mas, se conseguir ampliar o repertório lúdico com jogos, livros e boas histórias, por exemplo, sempre será uma melhor escolha. A beleza do argumento, da conversa, fará com que a criança esqueça da língua que está falando, transformando a fala e o idioma escolhido apenas como um veículo para transmitir uma mensagem".


Língua materna é essencial: "Um erro comum dos pais é depreciar ou diminuir a importância da língua materna da criança. É imprescindível que haja também o enriquecimento da língua materna, seja o português, o italiano ou o inglês".

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