quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Especialista em recrutamento fala sobre a importância do CV atualizado


Confira dicas para não ficar pra trás na hora da seleção


O fim do ano significa oportunidade de estágio para muitos estudantes, já que um grande número de empresas necessitam repor o quadro de estagiários devido a conclusão de curso ou término do contrato dos universitários.

Recentemente o CIEE fez um levantamento que entrevistou 213 mil estagiários de todo Brasil e apurou que os universitários possuem 25% mais chances de conquistar uma vaga no 1° trimestre do ano.

“Temos o chamado período de sazonalidade, quando são encerrados contratos de estágio e aprendizagem, então essas vagas ficam novamente disponíveis”, explica Lilene Ruy, supervisora de inclusão social e especialista de processo personalizado do CIEE.

Segundo ela, para garantir uma vaga no próximo ano, o ideal é manter o currículo atualizado. “O recrutador precisa de informações atualizadas e concisas. Não adianta incluir dados antigos ou que não destacam aspectos do candidato que são vantajosos para a vaga em questão”.

Confira algumas dicas para manter seu currículo atualizado e competitivo:


Mantenha as informações principais corretas

Telefone, e-mail, perfil em redes sociais atualizados são fundamentais para que entrem em contato com você. Status civil e residência também merecem atenção.


Utilize apenas dados verdadeiros no currículo

As informações do seu currículo são checadas, então, não invente cursos ou estágios para que ele pareça mais atraente na hora de buscar uma oportunidade de estágio.


Não inclua informação pessoal como profissional

Colocar no currículo que teve uma experiência internacional quando a viagem ou o intercâmbio foi apenas turismo não é recomendado. O mesmo vale para cursos livres, como artesanato ou pintura, que não agreguem à sua área de interesse ou ao perfil da vaga.


Revise, revise,revise

Quando olhamos para o mesmo texto várias vezes, fica difícil reconhecer erros. “Peça para outra pessoa revisar seu currículo para ter certeza de que nenhum erro bobo passe”, orienta. Um simples erro de digitação ou ortografia pode minar suas chances em uma seleção.




CIEE


Nenhum comentário:

Postar um comentário