Qual
foi sua última ação solidária? Talvez, com a correria do dia a dia, não nos
damos conta de que pequenas atitudes solidárias podem fazer diferença dentro de
um grupo. E no ambiente corporativo não é diferente. Participar de ações
voluntárias na empresa contribui para o convívio em comunidade. Quando você
está inserido em outro grupo - que não é do seu setor ou que não são seus
colegas de trabalho diário - você é automaticamente forçado a desenvolver
competências que muitas vezes não são exigidas na sua rotina.
Quando
a empresa permite que o colaborador tenha oportunidade de exercer o voluntariado
com os recursos oferecidos pela organização, ela permite que um processo de
conscientização seja iniciado. Ser solidário ajuda a entender os desafios
sociais, e ocasiões para tanto não faltam: sempre há muito a fazer. Aqui, na
Allianz Partners Brasil, diversificamos as ações. Anualmente, participamos da
corrida do GRAAC e apoiamos um trabalho pedagógico desenvolvido em uma
instituição local que acolhe crianças carentes. Além disso, promovemos
campanhas internas de arrecadação, como do agasalho e de brinquedos. Ações
pontuais em uma casa de repouso e evento no Dia das Crianças em uma entidade,
ambas próximas a empresa, também compõem a agenda de atividades solidárias. No
último ano, reunimos, em um jogo de futebol beneficente, mais de 200 pessoas,
entre colaboradores, familiares e amigos. O objetivo principal foi arrecadar
materiais escolares para o projeto JEDA (Juventude Esperança do Amanhã), de
Santo André.
Todos
os trabalhos voluntários são organizados com ajuda de um líder. Como a função
de liderança pode não ser algo que ele exerça no cargo atual, surge a
oportunidade de praticar uma nova capacidade. Por exemplo, quando há
campanhas de arrecadação, os voluntários devem visitar as áreas e convidar os
colegas para participar, explicar a proposta para os gerentes das áreas,
organizar as arrecadações e organizar a agenda com as instituições. Como
porta-voz da campanha, o líder desenvolve a habilidade de falar com o
público, por exemplo, entre tantas outras. E com a oportunidade de integração,
o networking acontece
naturalmente. É importante promover atividades onde as habilidades necessárias
sejam as mesmas exigidas pela empresa em seu processo de avaliação de
performance e desempenho. Isso estimula ainda mais o voluntário – enquanto
ajuda pessoas, está tendo a chance de aprimorar a carreira também.
Quando
o trabalho voluntariado é colocado em prática, a sensação de gratidão e
felicidade é muito forte e impacta no bem-estar, além de intensificar o
sentimento de orgulho de pertencer àquela organização. Tem pessoas que se
emocionam, outras melhoram na mesma hora seu humor, e há ainda aquelas que
repensam sobre questões da sua vida pessoal.
Então,
com certeza, ser solidário faz bem para você e para sua empresa.
Lembre-se:
o prazer de quem exercita uma atitude solidária é sempre maior do que a
gratidão de quem recebe. É saber que você faz parte da construção de algo
maior... é o seu legado! Isso não tem salário que pague.
Karina Bertolla - supervisora de comunicação e responsabilidade
social da Allianz Partners
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