Quando pensamos em práticas
e estratégias de negócios de sucesso, qual a primeira imagem que nos vem à
mente? Normalmente é a de um bom líder, que entende das necessidades
corporativas e sabe gerir suas equipes. Mesmo diante de tantas transformações
sociais advindas nos últimos anos, uma liderança proeminente é o principal
fator de sucesso para motivar um bom time e obter resultados. Mas, como fazer
isso de maneira efetiva e aderente com as expectativas do negócio?
Acredito que o primeiro
passo seja mapear as pessoas certas - normalmente costumam ser aquelas que se
identificam com a causa da empresa. E quando eu digo causa, não me refiro a
ações ou estratégias ligadas às metas, e sim a um propósito maior, algo que
impacte o mundo positivamente.
Uma liderança servidora
imprime à sua equipe o desafio de valorizar as ideias uns dos outros em prol de
uma causa em comum, tornando todos os indivíduos envolvidos essenciais para o
crescimento dos negócios. Dentro dessa prática, há uma inversão da pirâmide,
onde o líder atua junto à sua equipe de maneira colaborativa, proporcionando
ações que envolvam feedbacks constantes, coaching e realmente se doando ao
time. Essa inversão exige dedicação, humildade e desvencilhamento do ego. É
importante entender que o líder deve servir aos seus liderados e não ser
servido.
Por outro lado, este líder
necessita também erguer a barra para a equipe, incentivando cada indivíduo a
competir consigo mesmo, extraindo o melhor de si e obtendo, consequentemente,
melhores resultados.
Na prática, a liderança
servidora traz colaboradores mais motivados e envolvidos com as atividades.
Mas, vale aqui ressaltar que isso só é possível com líderes que de fato sejam
participativos e atentos às necessidades do time. É essencial ter o interesse
genuíno pelas pessoas!
Além disso, considero a
gestão de conhecimento primordial. Estimular as equipes a entender melhor o
cenário em que estão envolvidos, compartilhando informações relevantes e
aderentes com as movimentações do mercado é essencial. Acredito que o processo
de aprendizado é importante para que o profissional seja a melhor versão de si,
adicionando valor à entrega para o cliente.
Hoje há uma série de
ferramentas que, quando bem estruturadas, facilitam esse tipo de troca e
permitem uma equidade no que tange o acesso às informações. Ou seja, uma equipe
bem orientada, que se reinventa constantemente buscando um mesmo propósito,
terá melhores resultados e consequentemente estabelecerá um melhor
relacionamento com os clientes.
Líder é aquele que
influencia, que impacta a vida das pessoas. Por isso, proponho aqui uma
reflexão: Como você enxerga a sua empresa daqui dez anos? O que você tem feito
para que suas equipes almejem chegar até lá com você? Identifique qual é a
causa da sua empresa e estimule uma liderança que de fato ande de mãos dadas
com os desafios diários do negócio. Lembre-se que liderar traz consigo uma
série de responsabilidades, e que a principal delas é traçar rotas que vão de
encontro ao propósito do time.
Edival Santos - presidente da MSD Saúde
Animal
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