O Marketing Digital é visto atualmente como uma das
estratégias mais eficientes – e baratas – para auxiliar uma marca a alcançar
visibilidade na internet. Ele agrega inúmeras ações e ferramentas que são
utilizadas, entre outros objetivos, para estabelecer um relacionamento e
conquistar a confiança dos clientes em potencial. Mas será que apenas ter um
conteúdo de qualidade é suficiente para atingir as metas do negócio? Rodrigo
Oliveira, Gestor e Diretor Comercial e de Estratégias da Blob Web, empresa de
comunicação empresarial digital, garante que não. De acordo com o especialista,
é preciso aliar outras ações para conquistar visibilidade online e, assim, fazer
com que os conteúdos produzidos cheguem ao público-alvo de maneira efetiva,
fortalecendo a imagem da marca e, claro, gerando negócios.
Oliveira selecionou as cinco dicas mais importantes
para que uma empresa tenha destaque na internet e um bom posicionamento frente
aos concorrentes.
1-) Tenha um site responsivo e atualizado
Uma boa visibilidade online consiste em ser mais
visto no meio digital, inclusive nos principais buscadores da internet, como o
Google. A internet é um canal para todas as empresas e ter um site é uma
necessidade inquestionável, pois este é o primeiro passo para que a empresa
seja vista no meio digital – e quem não entende essa importância corre o risco
de perder boas chances de negócios e de conquistar novos clientes.
Mas atenção: é preciso ocupar esse espaço com
qualidade, pois as pessoas ficam boa parte do dia online, navegando em busca de
conteúdo de valor. Por isso é essencial que esse site esteja atualizado com boa
programação e que seja responsivo, gere conteúdos relevantes e proporcione boa
experiência aos usuários.
2-) Entenda o processo de compra do seu
público-alvo
A maior parte das empresas que não enxerga a
importância de ter essa visibilidade online são as que não investem em nenhuma
ação no meio digital, pois trabalham somente com as mídias tradicionais. Muitas
delas, inclusive, ainda não avaliam o processo de compra de seus consumidores.
O fato é que o avanço da internet transformou a forma de adquirir produtos e
serviços e buscar por eles. E não existe uma receita pronta. Cada perfil de
público se comporta de uma maneira, por isso é tão importante essa análise.
Dito isso e conhecido o comportamento e os
interesses do cliente em potencial, o conteúdo pode ser produzido de maneira
direcionada e, assim, conquistar melhores resultados e contribuir para uma boa
visibilidade na web.
3-) Defina os melhores canais para que seu conteúdo
circule
Atualmente existem inúmeras ferramentas que podem
ajudar a empresa a construir sua reputação digital e, consequentemente,
conquistar maior visibilidade. Conhecendo o público que se deseja atingir, seu
perfil de compra e os canais que o impactam mais diretamente, é possível
implementar estratégias de marketing assertivas, como envio periódico de
newsletter e e-mail marketing, disponibilizar e-books e infográficos, além de
produzir textos para blogs e vídeos.
É preciso ter em mente que a internet hoje atua
também como uma grande vitrine online e aproxima consumidores de marcas e
produtos. Quando uma empresa se destaca e possui mais visibilidade, tem
resultados efetivos, já que usa a tecnologia a seu favor.
4-) Mantenha redes sociais ativas e relevantes
A presença em redes sociais como o Facebook,
Instagram, YouTube ou mesmo o Linkedin são essenciais para se conquistar uma boa
visibilidade online. Entre as redes, deve-se definir os melhores canais de
atuação para atingir o público-alvo de forma mais eficiente e, se possível, com
uma estratégia segmentada. As postagens devem ser frequentes, mas nunca
exageradas – conteúdo demais também pode incomodar! Outras boas dicas são
escolher os melhores horários, postar conteúdos relevantes e incentivar a
interação.
E a marca, claro, deve interagir com seu público,
respondendo seus elogios, sugestões e mesmo críticas com profissionalismo e
atenção. Assim, é possível atrair possíveis clientes, fazer com que a marca
seja mais forte, ganhar a confiança das pessoas e ter efetivamente um
relacionamento com seu público-alvo. Isso faz toda a diferença para gerar mais
vendas e ganhar cada vez mais espaço no mercado e em seu segmento. Através de
mais visibilidade, as possibilidades de negócios aumentam.
5-) Esteja na primeira página dos buscadores
Seguindo as dicas anteriores, as empresas
certamente aumentarão sua visibilidade no meio digital, mas ainda é preciso um
“algo a mais” para conquistar as primeiras posições nos sites de busca como o
Google. As estratégias de SEO são essenciais para que o site ou blog
corporativo conquiste essas posições organicamente. Investir em links
patrocinados de plataformas como Google Adwords e Facebook Ads também é uma
possibilidade.
Mas como o conteúdo é o grande diferencial nos dias
atuais, o indicado é buscar tecnologias que destaquem a empresa a partir de um
conteúdo de qualidade e com os termos de busca corretos. Uma das opções
disponíveis atualmente no mercado é a TPI – Tecnologia de Posicionamento
Inteligente, expertise inovadora que proporciona aos clientes resultados na
primeira página do Google por meio da busca orgânica e a custos acessíveis.
E o que significa alcançar as primeiras páginas dos
buscadores? Rodrigo Oliveira, da Blob Web, esclarece que a empresa terá mais
visibilidade, uma vez que os sites que aparecem na primeira página dos
buscadores são mais vistos e, portanto, mais clicados. Daí até a geração de
negócios, as etapas acima listadas cumprirão a tarefa de impactar positivamente
o cliente e conquistá-lo.
Imagem
Divulgação
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