quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Cinco dicas para aumentar a visibilidade da empresa na internet


O Marketing Digital é visto atualmente como uma das estratégias mais eficientes – e baratas – para auxiliar uma marca a alcançar visibilidade na internet. Ele agrega inúmeras ações e ferramentas que são utilizadas, entre outros objetivos, para estabelecer um relacionamento e conquistar a confiança dos clientes em potencial. Mas será que apenas ter um conteúdo de qualidade é suficiente para atingir as metas do negócio? Rodrigo Oliveira, Gestor e Diretor Comercial e de Estratégias da Blob Web, empresa de comunicação empresarial digital, garante que não. De acordo com o especialista, é preciso aliar outras ações para conquistar visibilidade online e, assim, fazer com que os conteúdos produzidos cheguem ao público-alvo de maneira efetiva, fortalecendo a imagem da marca e, claro, gerando negócios.

Oliveira selecionou as cinco dicas mais importantes para que uma empresa tenha destaque na internet e um bom posicionamento frente aos concorrentes.


1-) Tenha um site responsivo e atualizado

Uma boa visibilidade online consiste em ser mais visto no meio digital, inclusive nos principais buscadores da internet, como o Google. A internet é um canal para todas as empresas e ter um site é uma necessidade inquestionável, pois este é o primeiro passo para que a empresa seja vista no meio digital – e quem não entende essa importância corre o risco de perder boas chances de negócios e de conquistar novos clientes.

Mas atenção: é preciso ocupar esse espaço com qualidade, pois as pessoas ficam boa parte do dia online, navegando em busca de conteúdo de valor. Por isso é essencial que esse site esteja atualizado com boa programação e que seja responsivo, gere conteúdos relevantes e proporcione boa experiência aos usuários.


2-) Entenda o processo de compra do seu público-alvo

A maior parte das empresas que não enxerga a importância de ter essa visibilidade online são as que não investem em nenhuma ação no meio digital, pois trabalham somente com as mídias tradicionais. Muitas delas, inclusive, ainda não avaliam o processo de compra de seus consumidores. O fato é que o avanço da internet transformou a forma de adquirir produtos e serviços e buscar por eles. E não existe uma receita pronta. Cada perfil de público se comporta de uma maneira, por isso é tão importante essa análise.

Dito isso e conhecido o comportamento e os interesses do cliente em potencial, o conteúdo pode ser produzido de maneira direcionada e, assim, conquistar melhores resultados e contribuir para uma boa visibilidade na web.


3-) Defina os melhores canais para que seu conteúdo circule

Atualmente existem inúmeras ferramentas que podem ajudar a empresa a construir sua reputação digital e, consequentemente, conquistar maior visibilidade. Conhecendo o público que se deseja atingir, seu perfil de compra e os canais que o impactam mais diretamente, é possível implementar estratégias de marketing assertivas, como envio periódico de newsletter e e-mail marketing, disponibilizar e-books e infográficos, além de produzir textos para blogs e vídeos.

É preciso ter em mente que a internet hoje atua também como uma grande vitrine online e aproxima consumidores de marcas e produtos. Quando uma empresa se destaca e possui mais visibilidade, tem resultados efetivos, já que usa a tecnologia a seu favor.


4-) Mantenha redes sociais ativas e relevantes

A presença em redes sociais como o Facebook, Instagram, YouTube ou mesmo o Linkedin são essenciais para se conquistar uma boa visibilidade online. Entre as redes, deve-se definir os melhores canais de atuação para atingir o público-alvo de forma mais eficiente e, se possível, com uma estratégia segmentada. As postagens devem ser frequentes, mas nunca exageradas – conteúdo demais também pode incomodar! Outras boas dicas são escolher os melhores horários, postar conteúdos relevantes e incentivar a interação.

E a marca, claro, deve interagir com seu público, respondendo seus elogios, sugestões e mesmo críticas com profissionalismo e atenção. Assim, é possível atrair possíveis clientes, fazer com que a marca seja mais forte, ganhar a confiança das pessoas e ter efetivamente um relacionamento com seu público-alvo. Isso faz toda a diferença para gerar mais vendas e ganhar cada vez mais espaço no mercado e em seu segmento. Através de mais visibilidade, as possibilidades de negócios aumentam.


5-) Esteja na primeira página dos buscadores

Seguindo as dicas anteriores, as empresas certamente aumentarão sua visibilidade no meio digital, mas ainda é preciso um “algo a mais” para conquistar as primeiras posições nos sites de busca como o Google. As estratégias de SEO são essenciais para que o site ou blog corporativo conquiste essas posições organicamente. Investir em links patrocinados de plataformas como Google Adwords e Facebook Ads também é uma possibilidade.

Mas como o conteúdo é o grande diferencial nos dias atuais, o indicado é buscar tecnologias que destaquem a empresa a partir de um conteúdo de qualidade e com os termos de busca corretos. Uma das opções disponíveis atualmente no mercado é a TPI – Tecnologia de Posicionamento Inteligente, expertise inovadora que proporciona aos clientes resultados na primeira página do Google por meio da busca orgânica e a custos acessíveis.

E o que significa alcançar as primeiras páginas dos buscadores? Rodrigo Oliveira, da Blob Web, esclarece que a empresa terá mais visibilidade, uma vez que os sites que aparecem na primeira página dos buscadores são mais vistos e, portanto, mais clicados. Daí até a geração de negócios, as etapas acima listadas cumprirão a tarefa de impactar positivamente o cliente e conquistá-lo.




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Divulgação

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