Inciativa da ONU pretende reduzir em 5 milhões os números
de mortes no trânsito em todo o mundo até 2020
De acordo com a ONSV, a formação dos
condutores é fundamental para mudar a realidade brasileira
O período de 2011 a 2020 foi definido
pela Organização das Nações Unidas (ONU) como a Década Mundial de Ações para a
Segurança Viária, com o objetivo de reduzir em 5 milhões o número de mortes no
trânsito - o que representa 50% da projeção do número de óbitos causados por
sinistros no mundo para 2020. A Perkons entrou em contato com a
Organização Nacional da Segurança Viária (ONSV) para saber como está o Brasil
no cumprimento da meta.
Dados oficiais apontam que em 2015 houve uma
diminuição no número de mortes no trânsito de aproximadamente 12% em relação a
2014. Apesar do dado otimista, o país ainda tem bastante trabalho pela frente
para garantir a continuidade da redução nos próximos anos e conseguir cumprir a
meta da década, que já está no seu último triênio.
“O
Brasil já evoluiu bastante por conta das diversas ações realizadas em todo o
país, visando conscientizar os motoristas. No entanto, há fatores prejudiciais
ao cumprimento da meta estabelecida pela ONU, como a falta de compromisso de
gestores públicos, da iniciativa privada e, acima de tudo, da própria
sociedade, que precisa compreender que seu comportamento individual afeta o
coletivo. Se o assunto for realmente levado a sério nessas três esferas,
entraremos no rumo certo para tornar o trânsito brasileiro mais seguro, ético e
cidadão”, diz José Aurélio Ramalho, diretor-presidente da ONSV.
Para a entidade, a formação dos
condutores é um dos caminhos que precisam ser percorridos pelo Brasil para
melhorar as estatísticas e reduzir os números de vítimas no trânsito. “O
principal desafio é implementarmos uma nova forma de habilitar os condutores,
com foco na percepção de risco e atitudes preventivas. Atualmente, a formação é
efetuada com base em decorar placas, sendo que mais importante do que saber o
nome da placa, por exemplo “curva sinuosa”, é saber a atitude que o motorista
deve tomar ao ver esta placa. Os acidentes não ocorrem ao acaso, mas sim, são provocados
por atitudes impensadas e inseguras. Saber que atitude tomar frente ao perigo
pode evitar acidentes e salvar vidas”, argumenta Ramalho.
Ramalho
acrescenta ainda que uma mudança positiva observada pela ONSV é a utilização
dos simuladores para a formação de condutores. Uma das vantagens da ferramenta
é mostrar os desafios do trânsito sem colocar os aprendizes em risco.
“Entendemos que, com o uso dos simuladores, o aluno estará mais preparado para
dirigir nas vias, impactando na redução de acidentes. O instrutor poderá, por
exemplo, reproduzir um período chuvoso, com neblina, com excesso de veículos ou
pedestres, dentre outros”, comenta.
A ONSV abraçou a causa e trabalha há
três anos na proposição de uma revisão na formação dos condutores. “Envolvemos
o Denatran, Detrans, Cetrans, instrutores, entre outros, na intenção de
formar condutores mais atentos aos fatores de risco, com mais consciência dos
perigos que o trânsito pode representar”, complementa Ramalho.
Educação no trânsito começa na escola
Na
opinião do diretor-presidente da ONSV, a falta da educação de trânsito nas
escolas, como matéria curricular e que instrui para o respeito às leis, reflete
no cotidiano brasileiro. “Se os mais jovens forem educados para dirigir com
cuidado, no futuro, os condutores serão mais conscientes”, aponta José Aurélio
Ramalho.
Eduardo
Biavati, mestre em sociologia e consultor em educação para segurança no
trânsito, acredita que faltou sensibilizar o Ministério da Educação (MEC) e o
Conselho Nacional de Educação (CNE) sobre a importância do tema. “Não houve
quem fizesse esse papel, de inserir o trânsito como pauta no dia a dia das
escolas”, salienta.
Rigor na fiscalização
Fiscalização
e penalização também são apontadas pela ONSV como peças-chave para a diminuição
no número de acidentes. Para a instituição, as penas para quem comete infrações
no Brasil são cada vez mais rígidas e adequadas. No entanto, a fiscalização
ainda é insuficiente.
Para
se ter uma ideia, de acordo com a assessoria de imprensa da ONSV, pesquisas da
entidade mostram que, para cada infração de trânsito registrada, ocorreram 11,8
mil infrações não registradas. O índice demonstra que é necessário aprimorar o
sistema de fiscalização brasileiro. “A presença do Estado nas vias, ou seja, a
fiscalização de forma ostensiva, certamente fará com que ocorra uma sensível
redução no número de acidentes de trânsito. Além disso, estabelecer ações e
metas, como sugere a lei nº 13.614, que institui o Plano Nacional de Redução
de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS), é necessário e urgente. Temos que
ter diretrizes objetivas para os próximos 20 anos, principalmente focadas na
conscientização e, consequentemente, na mudança de comportamento da sociedade”,
conclui Ramalho.
Segundo Eduardo Biavati, a fiscalização
é a principal estratégia para reduzir os sinistros, principalmente em relação
aos fatores críticos que mais causam acidentes com vítimas, como excesso de
velocidade, uso de álcool e falta de cinto de segurança e capacete. Para ele, a
fiscalização esbarra ainda na questão orçamentária. “Fiscalizar custa caro e
falta verba e recursos humanos para o Denatran. Não podemos dizer que nada foi
feito durante a Década Mundial, mas ainda temos um desafio grande pela frente.
Faltou um plano nacional, além de ações coordenadas, como aconteceu na nossa
vizinha Argentina, por exemplo”, finaliza.
Imagem: Shutterstock
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