quarta-feira, 6 de junho de 2018

DICAS PARA CASAIS QUE EMPREENDEM JUNTOS TEREM SUCESSO NO AMOR E NOS NEGÓCIOS


Dividir tarefas, respeitar papéis, separar finanças e traçar metas em conjunto são algumas das orientações para os casais que possuem rotina em comum também no trabalho

Fugir da rotina costuma ser uma das estratégias mais usuais para casais que querem manter o bom relacionamento. Mas e quando o casal convive em casa e no trabalho? "É preciso muita coragem para embarcar nessa jornada e, acima de tudo, muita maturidade," afirma a coach de carreira, mestre em administração, Daniela do Lago. Confira as dicas da coach e histórias de casais que têm superado com sucesso este desafio.


Trace metas em comum

A esteticista Christiane Bitencourt Perin e o empresário Atylah Marçal, fundadores da rede de clínicas de estéticas EmagreSee, têm conseguido manter com sucesso os negócios e o casamento. Quando se conheceram, Christiane tinha uma clínica e sonhava em criar uma franquia. Atylah administrava outros negócios, mas também tinha o sonho de construir uma grande rede. Os dois traçaram então uma meta e passaram a trabalhar juntos para construir a EmagreSee, uma das maiores franquias de estética do país, com mais de 40 unidades. 


Planeje a rotina e antecipe problemas


Segundo Daniela, traçar uma meta é fundamental para um projeto bem-sucedido, mas tira-la do papel é o que possibilita sua concretização. Neste momento é preciso investir em muito planejamento, o que inclui prever situações difíceis. "Barreiras e desafios são comuns em qualquer negócio. O casal precisa estar ciente que enfrentará problemas e, na medida do possível, planejar como irão reagir às dificuldades."


Use as diferenças a favor do negócio

Na rotina da EmagreSee, Christiane é a parte "emocional" do negócio, lidando com clientes e treinando equipes para garantir a qualidade da operação. Atylah é a "razão", focando as áreas financeira e comercial. "Casais inteligentes usam as diferenças a favor do negócio quando trabalham juntos," afirma a coach.


Ok levar trabalho para casa, mas seja prático

Não adianta o casal impor regras impossíveis de serem cumpridas. Levar trabalho pra casa, por exemplo, muitas vezes é inevitável. "O ideal é tentar ser ágil na resolução dos conflitos profissionais, para que a situação não perdure e afete o clima do casal."


Respeitar os momentos de lazer 

Ter vida social é fundamental para qualquer casal, mas para os que trabalham juntos isto se torna ainda mais importante. "Os dois precisam valorizar estes momentos e buscar de fato se desligar dos assuntos de trabalho. Estes 'escapes' ajudam a conduzir a rotina de forma mais prazerosa."


Respeite papéis

É possível também que o amor seja a inspiração para um novo negócio, como aconteceu com os empresários Lucas Quintela e Laerte Venturin. Suas esposas, Ayla Quintela e Tathiana Gava, têm restrições ao glúten e lactose, e com isso passaram a observar uma oportunidade no mercado da alimentação saudável. Os dois casais criaram o Armazém Fit Store, que hoje conta com 40 unidades em implantação.

"Temos muita sinergia, mas estamos falando de 4 pessoas, com personalidades diferentes," afirma Lucas. Segundo Daniela, para o negócio fluir bem, é importante que cada um tenha seu papel e responsabilidade muito bem definidos, de acordo com o perfil e habilidades de cada um. Assim podem trocar conhecimentos, porém mantendo a autonomia individual em cada área.


Finanças da casa e da empresa

Por fim, a coach chama a atenção para não misturar as finanças da casa com as da empresa. "Além de separar as finanças, mantendo o caixa da empresa saudável, é importante os sócios definirem pró-labores compatíveis com as funções que exercem e também definirem regras para retirada dos lucros. "Nestes momentos é preciso ser muito prático e de preferência contar com o auxílio de um contador," finaliza,


Nenhum comentário:

Postar um comentário