terça-feira, 24 de abril de 2018

Contra fake news, pediatras lançam campanha digital para levar informações seguras aos pais


Com engajamento de influenciadores, iniciativa traz respostas confiáveis aos dilemas nos cuidados com os filhos


Não tem mãe e pai que escapem dos palpites. Pode ser a vizinha, o amigo, ou até mesmo um desconhecido: parece que todo mundo tem um conselho “infalível” sobre a saúde e a rotina das crianças. Mas, para um tema tão importante, opiniões não bastam: é preciso encontrar informações confiáveis, que ajudem a esclarecer as principais dúvidas sobre os cuidados com os filhos. Por isso, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) acaba de lançar a campanha #MAISQUEUMPALPITE, com apoio da Pfizer.

Em tempos de fake news e de mitos espalhados pela web, o objetivo da campanha é proteger as famílias brasileiras com informações seguras sobre saúde infantil, com foco no desenvolvimento adequado das crianças. Esse conceito de proteção passa por vários aspectos da infância, como alimentação, lazer, sono, dia a dia, amamentação e a prevenção de doenças por meio das vacinas.

“O que os pais mais desejam, sempre, é acertar nas decisões sobre os cuidados com seus filhos. Mas, para isso, é preciso empoderar as famílias com informações confiáveis. E não há fonte mais segura do que o próprio pediatra, com base nas evidências científicas que ele conhece e na prática clínica do dia a dia. Em tempos de fake news, levar informações confiáveis adiante é o nosso propósito”, afirma a pediatra Luciana Rodrigues Silva, presidente da SBP.


Para transmitir suas mensagens com leveza e sem abrir mão do conteúdo, a campanha #MAISQUEUMPALPITE marca presença em alguns dos principais canais de comunicação com os jovens pais, como Instagram e Facebook. Por meio deles, com vídeos curtos e posts, o internauta poderá conhecer o boneco Palpitinho, mascote da iniciativa. Criado especialmente para a campanha, o personagem representa todos os palpiteiros que habitam o dia a dia dos pais, colecionando comentários impróprios sobre os diferentes assuntos ligados ao desenvolvimento infantil.    

INFLUENCIADORES – Além de contar com suas próprias redes sociais, a campanha vai promover um verdadeiro road show com pediatras visitando os canais de influenciadores importantes no segmento materno-infantil, como a atriz e apresentadora Thais Fersoza. No primeiro vídeo da série, ela conversa com o pediatra Renato Kfouri, presidente do Departamento de Imunizações da SBP, sobre as principais dúvidas relacionadas à meningite. Depois, ao longo da campanha, mais pediatras da SBP visitarão outros influenciadores para abordar novas questões importantes no âmbito da saúde infantil. Sempre, é claro, com a participação especial do boneco Palpitinho.

Os vídeos gravados com os influenciadores serão veiculados nas redes sociais de cada um dos participantes e estarão disponíveis no site da iniciativa (www.maisqueumpalpite.com.br). Ali, o internauta também poderá conferir informações mais aprofundadas sobre as temáticas abordadas pela campanha, com foco nas várias formas de proteção ao desenvolvimento infantil: seja por meio das vacinas e dos outros fatores que fortalecem a imunidade, ou a partir de medidas adequadas para garantir a segurança das crianças no dia a dia, tanto em casa e nas atividades de lazer como no transporte e em outras situações.

“Quando falamos em proteger a saúde infantil, é impossível não pensar na importância da vacinação. Trata-se de uma medida que, neste momento, merece ainda mais atenção, considerando que o País assiste a um aumento no número de casos de doenças infectocontagiosas passíveis de prevenção, como o sarampo, um problema que caminha de forma paralela às quedas nas taxas de vacinação no Brasil e ao fortalecimento dos movimentos antivacinação”, diz o diretor médico da Pfizer, Eurico Correia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário