quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Em 2018: chega de estress



Autores do livro Chega de Estress | 21 dias para mudar dão dicas de como ter um ano mais calmo


Pressão no trabalho, em casa, preocupações financeiras, problemas de saúde, sensação de esgotamento. O estresse surge dos mais variados fatores, impactando negativamente sua qualidade de vida.

Para que isso não vire uma bola de neve e seja mais uma meta de ano novo esquecida, os psicólogos clínicos e coaches, Patrick Amar e Silvia André desenvolveram um programa de 21 dias para ensinar as pessoas a gerirem o estresse. O conteúdo deu origem ao Chega de Estress | 21 dias para mudar, livro publicado pela Editora Senac São Paulo, que possui abordagem pedagógica, rica e bem estruturada para quem precisa dar um basta na tensão.

As dicas abaixo, retiradas do livro, podem te ajudar a começar o ano com mais leveza:

Compreenda o estresse

O estresse nasce do fato de nos defrontarmos com uma situação problemática ou ameaçadora que nos parece impossível administrar de maneira eficaz. Entender quais as origens e situações que o desencadeiam é um dos pontos mais importantes para diminuir a tensão.


Respiração

Pode parecer clichê, mas não é. Quando ficamos estressados, nosso corpo reage a essa tensão: nossa respiração acelera e levamos mais oxigênio para o sangue. É o fenômeno da hiperventilação. Portanto, nas situações tensas, é importante encontrar um equilíbrio respiratório para recuperar a calma. Um ótimo exercício é respirar calmamente pelo abdômen pelo menos três vezes ao dia.


Tensão muscular

A tensão muscular costuma ser imperceptível, pois faz parte do nosso cotidiano. Sem perceber, cerramos os dentes e ombros, pescoço e músculos das costas ficam contraídos. Relaxar essas áreas do corpo, ou outras que você notar que são afetadas pelos momentos de estresse, é uma forma de aliviar a tensão muscular de maneira simples.


Compreenda as próprias emoções

Cada emoção tem uma função específica que nos orienta. Todos nós vivenciamos emoções e, em diferentes graus, somos atingidos por problemas emocionais. E é olhando de perto para as nossas emoções que somos capazes de sair de espirais negativas como o estresse. 


Aceitar o que não se pode mudar

A atitude de aceitação não implica estar de acordo com o que acontece. É uma atitude mais ativa do que parece e que pode reduzir consideravelmente o estresse. Aceitar a realidade tal como se apresenta tem muitas vantagens, como saber qual direção tomar de acordo com aquilo que realmente conta para você.



Nenhum comentário:

Postar um comentário