quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Manutenção preventiva é primordial para garantir segurança nos deslocamentos do feriadão



Manter em dia freios, pneus, sistema elétrico e suspensão, entre outros itens, pode evitar transtornos e sinistros 


A manutenção do veículo deve ser levada a sério pelos motoristas, já que uma simples lâmpada queimada pode provocar acidentes graves e vítimas no trânsito. Nesta semana, o feriado de Finados (2) deve aumentar o movimento nas rodovias estaduais e federais de todo o país e, para quem vai aproveitar a folga viajando, a recomendação é sempre avaliar itens como freios, pneus, sistema elétrico, suspensão, motor, câmbio, direção, escapamento e líquidos, para só então pegar a estrada e curtir o descanso com mais segurança e sem imprevistos. 

O alerta também é feito por Luiz Gustavo Campos, diretor e especialista em trânsito da Perkons, que desenvolve e aplica tecnologia para a segurança no trânsito. “Os defeitos mecânicos configuram um fator de risco que pode ser evitado. Por isso, é essencial fazer revisões regulares em um estabelecimento de confiança, mesmo para pequenas viagens. Os pneus devem sempre ser calibrados e estar em bom estado e os motoristas precisam estar atentos à revisão do motor e ao nível de óleo e água do radiador. Outra dica é verificar a presença e o estado dos equipamentos obrigatórios, como estepe, macaco, triângulo e chave de roda, além dos limpadores de para-brisa e luzes do veículo”, diz Campos.


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recomenda ainda que, antes de pegar a estrada, os motoristas também devem fazer o planejamento da viagem e se informar sobre as distâncias que vai percorrer, condições do tempo - que podem ser acessadas gratuitamente no site do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) -, pontos de parada e a existência de postos de combustíveis, além de programar paradas a cada três horas. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário