Como funciona a estrutura organizacional do
narcotráfico
No
mundo corporativo, existem várias formas de composição dos departamentos de
marketing, por função, produtos, marca, mercado ou geografia. Cada estrutura,
subordinada à idiossincrasia organizacional geral da empresa, tem como objetivo
garantir a coordenação de funcionários, funções e áreas. Cada estrutura é muito
particular dentro do seu grupo de atuação, porque ela depende da sua
complexidade e do seu mercado.
As
organizações criminosas do narcotráfico, nos últimos anos, cresceram e se
tornaram verdadeiras estruturas organizacionais globalizadas, atuando de
maneira ilícita. Dentro delas, existem vários dados relevantes, como atuação da
polícia, funcionários corruptos, políticos, investigações, preço dos
entorpecentes no mercado, entre outros.
O
levantamento de informações é importante para o gerenciamento das decisões das
organizações criminosas. São utilizados dados internos, externos, de
inteligência competitiva e monitoramento do ambiente. Geralmente, essas
organizações têm um líder, que é o responsável por definir as estratégias de
trabalho, com hierarquia rígida, transacional e operação diversificada.
Cada
organização tem as suas peculiaridades. As grandes são bem estruturadas, com
divisões de tarefas e compartimentação. Algumas pessoas não sabem o que as
outras fazem e, às vezes, nem se conhecem. O contato é feito só com quem fará a
interface. A comunicação é vertical.
A
maneira como cada líder vai gerir o seu grupo pode variar porque elas se
adaptam ao campo de atuação e à demanda do mercado.
Dependendo
do tipo do crime de narcotráfico, a droga está espalhada em qualquer canto e os
traficantes obtêm informações facilmente, mas muitas delas estão em sistemas
precários, como cadernos com dados de fornecedores, clientes e autoridades.
Em
raros casos as referências são mais elaboradas, com o uso da tecnologia e a
elaboração de um relatório como suporte para o controle e para auxiliar nas
tomadas de decisões. Uma das grandes ferramentas que existem contra o crime
organizado é a obtenção dos dados de lançamento contábil.
Um
conjunto de dados coletados, analisados e distribuídos para facilitar o
processo de tomada de decisão em marketing, faz parte do Sistema de Informação
de Marketing (SIM). As organizações criminosas do narcotráfico não possuem um
sistema ou processo formalizado. As informações percorrem toda a estrutura e
advêm tanto dos usuários e dos integrantes da organização, quanto da polícia
que é corrompida. Não existe uma análise e organização dos dados e não há,
necessariamente, um processo a ser seguido.
Camila Leoni - Especialista
em marketing e sócia-diretora da LB Comunica. Defendeu tese sobre os aspectos
das técnicas de marketing utilizadas nas atividades das organizações criminosas
do narcotráfico, em seu doutorado em Administração na Faculdade de Economia,
Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, com orientação do
professor Dr. Marcos Cortez Campomar. Elucidar informações para as entidades
que combatem organizações criminosas, preencher uma lacuna acadêmica de estudos
não convencionais e contribuir com a sociedade sob a ótica da “publicidade não
politizada” são os principais objetivos desse trabalho.
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