quinta-feira, 28 de setembro de 2017

O Que Fazer Após Uma Picada de Abelha



Para a maioria de nós, uma picada de abelha é apenas um incômodo. Podemos experimentar uma dor aguda, algum inchaço, comichão e vermelhidão no local da picada, mas nada sério. No entanto, se você é alérgico a picadas de abelhas, ou se for picado muitas vezes, abelhas podem se tornar problemáticas. Elas podem até virar uma ameaça.

Quando uma abelha pica uma pessoa, seu ferrão é deixado na pele, o que acabando matando a abelha. As abis são o único tipo de abelha que morre após picar o indivíduo. Vespas e outros tipos não perdem seus ferrões, o que significa que podem picá-lo mais de uma vez.

Se uma abelha pica você, ela deixa para trás uma toxina venenosa que pode causar dor e outros sintomas. Alguns são alérgicos a essa toxina.

 Reações alérgicas graves podem causar:

• Urticária
• Comichão grave
• Inchaço da língua e da garganta
• Dificuldade ao respirar
• Pulso rápido
• Diarreia
• Náusea e vômito
• Tonturas
• Perda de consciência
 
Se você for picado por uma abelha e experimentar qualquer uma das reações graves acima, obtenha ajuda médica de emergência imediatamente. Você pode estar sofrendo choque anafilático, que é uma condição potencialmente fatal.


Remédios caseiros para picadas de abelhas

A menos que você seja alérgico a picadas de abelhas ou esteja com sinais de uma reação alérgica grave, você pode tratar a maioria das picadas em casa. Se uma abelha te picar, retire o ferrão imediatamente - isso ajuda a reduzir a quantidade de toxinas liberadas em sua pele. Lave o local da picada com água e sabão e coloque gelo para reduzir o inchaço e a absorção de veneno.

A maioria dos tratamentos caseiros para picadas de abelhas não foram comprovados por pesquisas científicas, mas foram passados de geração em geração. Os seguintes remédios caseiros podem ajudar a aliviar os sintomas de picada de abelha:


Mel

O mel pode ajudar com a dor, coceira e a cura. Para tratar uma picada de abelha com mel, aplique uma pequena quantidade na área afetada. Cubra com um curativo adesivo e deixe por até 4 horas.


Bicarbonato de sódio
Uma pasta feita de bicarbonato de sódio e água pode neutralizar o veneno de abelhas para reduzir dor, inchaço e coceira. Aplique uma camada grossa de pasta de bicarbonato de sódio na área afetada e cubra com um curativo. Deixe-o por cerca de 15 minutos e volte a aplicar conforme necessário.


Vinagre de cidra de maçã
O vinagre também pode ajudar a neutralizar o veneno de abelha. Mergulhe o local de picada em uma bacia de vinagre de cidra de maçã por cerca de 15 minutos. Você também pode molhar um curativo no vinagre e depois aplicá-lo à picada.


Pasta de dentes
Algumas pessoas sugerem que pastas alcalinas podem ajudar a neutralizar o veneno de abelhas. Simplesmente coloque um pouco de pasta de dente na área afetada.



Plantas e óleos


Babosa (Aloe Vera): Pode ajudar a aliviar a dor. Se você tem uma planta de babosa em casa, pegue uma folha e extraia o gel diretamente na área afetada.


Óleo essencial de lavanda: Tem habilidades anti-inflamatórias e pode ajudar a reduzir o inchaço. Basta diluir o óleo essencial com um óleo transportador, como o óleo de coco ou de azeite. Em seguida, coloque algumas gotas desta mistura no local da picada.


Óleo de árvore do chá: Este é um antisséptico natural e pode ajudar a aliviar a dor de abelha. Misture com um óleo transportador e aplique diretamente no local da picada.


Diminuindo o risco de ser picado

Se você sabe que vai passar algum tempo ao ar livre, siga estas etapas para reduzir o risco de ser picado por uma abelha:

• Não ande com os pés descalços.
• Evite ficar perto de colmeias.
• Cubra seus alimentos.
• Não use cores brilhantes com estampas floridas.
• Não beba refrigerante direto da lata aberta.

 


Fonte: healthline
www.tudoporemail.com.br
Imagens: depositphotos




4 comentários: