terça-feira, 12 de setembro de 2017

A escolha da escola



Com a proximidade da temporada de matrícula, veja os principais aspectos  para a escolha da escola ideal

 

Com a chegada do segundo semestre, muitos pais se veem em meio à escolha da escola ideal para seus filhos. Seja para iniciar a vida acadêmica das crianças, seja por estarem mudando de fase, especialmente, do ensino infantil para o fundamental, e, por vezes, até mesmo, por não estarem satisfeitos com a escola atual dos filhos existe muita aflição e insegurança nesse momento. São inúmeros os fatores que levam à procura pela melhor escola e alguns pontos importantes precisam ser observados para evitar arrependimentos.

Antes de mais nada, é muito importante que os pais entendam as preferências dos filhos. Fazer uma escolha que se alinhe com o que as crianças desejam, facilita a integração com a instituição. É essencial que seu filho conheça o local e que você analise a interação dele com a escola antes de efetivar a matrícula.

Igualmente necessário e considerar os quesitos de horários, qualificação dos profissionais, integração com a família, vertentes religiosas, proximidade da residência, etc.. Atualmente, temos, também, muitas opções diferenciadas, que oferecem contato com animais, agricultura e ecologia, aprendizagem de forma lúdica, métodos construtivista, montessoriano ou tradicional.

Dentre os demais pontos da lista dos pais, devem constar: a proposta pedagógica da instituição, cursos extracurriculares, uniformes, como são feitas as comemorações letivas, como a escola lida com os desentendimentos infantis, como são feitas as reuniões entre pais e professores, qual é a política em relação a aniversários, qual é a metodologia para excursões e passeios e qual é a média de preços e se a instituição adota o ensino de mais de um idioma estrangeiro.

É relevante, também, considerar a distância da residência, pois, é possível que a criança se canse no trajeto e não desempenhe as atividades acadêmicas eficientemente.

Mas, o principal item da lista da família deve ser o de encontrar uma instituição de ensino que se afine com o estilo de vida da criança e dos pais. Conhecer a missão, visão e valores da escola podem auxiliar na definição de qual instituição está mais alinhada aos conceitos que são estimulados pela família em casa, além de facilitar a aproximação entre a instituição familiar e educacional com o objetivo de desenvolver a criança pedagogicamente.  




Maria Cristina Basile Palermo - psicopedagoga e escreve para o Blog Educação e Hipismo, contando como uniu a psicopedagogia e o amor pelo hipismo na criação das filhas. Confira: www.educacaoehipismo.com.br



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário