sexta-feira, 25 de agosto de 2017

CIGARRO ELETRÔNICO ESTÁ NA MIRA DA CIÊNCIA



Campanha do Instituto do Coração, neste sábado (26), das 10h às 16h, fará medição de CO de fumantes, com ação especial para aqueles que consomem cigarro eletrônico

Os níveis de nicotina contidos nos cigarros eletrônicos podem ser tão altos quanto os dos cigarros comuns, com consequências também semelhantes no que diz respeito aos riscos de doenças do coração, pulmão e câncer, diz a Dra. Jaqueline Scholz, coordenadora de pesquisa do Incor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP) sobre o assunto. Os dados preliminares desse estudo que deve terminar em 2018 constatam que o fumante do cigarro eletrônico acaba por consumir a mesma quantidade de nicotina daquela que inalaria se estivesse fumando o cigarro comum. Essa condição faz com que a dependência do vício se mantenha, com todas as consequências nefastas para a saúde, diz a médica. “Assim como o cigarro comum, o eletrônico também possui substâncias cancerígenas e temperatura de combustão prejudicial à mucosa bucal”.
Lançado em 2003 por uma empresa chinesa, o cigarro eletrônico tem caído no gosto popular em vários países, principalmente entre os jovens, seja como alternativa ao cigarro comum, banido de lugares públicos e escritórios, ou como forma de uma potencial redução de danos do tabagismo.
O crescente consumo do produto lança um sinal de alerta na saúde pública, já que praticamente não existem pesquisas científicas no mundo que comprovem a eficácia do produto e, mais importante, seu efeitos deletérios para a saúde.
O alerta torna-se ainda mais sério, na medida em que pouco se sabe sobre a composição do produto, uma vez que sua venda no Brasil não é permitida. “Existe a suspeita de que a concentração de nicotina indicada pelo fabricante não seja fidedigna, pois não ocorre a devida fiscalização”, alerta a Dra. Jaqueline.


O QUE VAI ACONTECER NA CAMPANHA DESTE SÁBADO

Neste sábado (26), das 10h às 16h, o Instituto fará campanha gratuita de combate ao tabagismo para a população, comemorativa ao Dia Nacional de Combate ao Fumo (29/8).
Haverá medição de nível de monóxido de carbono no ar exalado de fumantes para indicar o nível de poluição do cigarro no organismo, além de orientação e informações motivacionais da equipe do Instituto do Coração para a cessação do vício do cigarro. Fumantes que consomem apenas cigarros eletrônicos serão submetidos também à medição de nicotina na ponta de dedo – aqueles que quiserem poderão participar de estudo do Incor em parceria com a Unesp (Universidade Estadual Paulista – Faculdade de Odontologia do Campus São José dos Campos), para  identificar danos que o cigarro eletrônico pode causar na mucosa bucal, em função de alterações biomoleculares decorrentes da nicotina e de outras substâncias não identificadas presente no vapor inalado.


SERVIÇO
CAMPANHA DIA NACIONAL DE COMBATE AO FUMO
Promoção: Incor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP)
Participação: ACT Promoção da Saúde 
Quando: 26 de agosto de 2017, das 10h às 16h.
Onde: Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 44 – Cerqueira César




Nenhum comentário:

Postar um comentário