Vender um veículo usado no Brasil é
uma tarefa árdua. A disparidade entre o valor real do carro (utilizado por
concessionárias e lojas) e os preços tabelados pela FIPE - que, hoje em dia, é
usada como parâmetro para transações entre particulares e para seguro -,
preocupa as pessoas que querem vender seus veículos. Portanto, é importante ser
um dono cuidadoso, se preocupar sempre com o bom estado do carro e ficar em dia
com a manutenção para não tomar susto com as ofertas. Confira abaixo os
principais aspectos a serem observados com frequência:
Histórico
Qualquer que tenha sido o ajuste, conserto ou troca de peça em seu veículo, guarde todos os comprovantes emitidos pela oficina ou loja onde o serviço foi prestado, de preferência em uma que seja bem avaliada e de confiança. Isso ajuda a mostrar que o carro foi reparado de qualquer dano ou problema de forma eficiente, com atestado de um profissional – o que faz toda a diferença para quem vai adquiri-lo.
Visual
Cuidar dos visuais externo e interno do veículo é essencial para destacá-lo na massa de carros à venda pela internet, em concessionárias ou direto com os interessados. Itens como pintura, estofamento e estado das calotas, por exemplo, merecem atenção.
Ruídos
Barulhos incomodam, mesmo os que não representam problemas estruturais e são quase imperceptíveis. Se for constante, um ruído estraga a experiência de quem vai dirigir o carro, além de causar a suspeita de que há um dano mais sério. Com ajuda especializada, resolver torna-se mais fácil do que parece e rende muitos pontos para uma melhor avaliação do veículo perante o comprador.
Acessórios e mudanças
Manter peças e acessórios originais do fabricante é o mais indicado para quem deseja que o valor de revenda do carro não seja alterado para menos. Entretanto, nem sempre isso é possível – já que os veículos sofrem um desgaste natural pelo tempo e pelo uso. O ideal é dar preferência aos itens de troca do mesmo fabricante.
Limpeza
Mais do que atingir um bom resultado visual, a limpeza do veículo é importante para o bom funcionamento e uso do automóvel. Na parte externa, deixar o carro limpo, polido (e, de preferência, longe da luz intensa do Sol) ajuda a manter quase intacta a cor original da lataria. Internamente, a higienização de bancos, o polimento de vidros e limpeza das rodas e do motor também oferecem a melhor visualização das condições reais do carro.
¹: os preços efetivamente praticados variam em
função da região, conservação, cor, acessórios ou qualquer outro fator que
possa influenciar as condições de oferta e procura por um veículo específico.
Fonte: http://veiculos.fipe.org.br/
Diego Fischer - CEO da InstaCarro (www.instacarro.com), startup que viabiliza negócios rápidos,
seguros, transparentes e com os melhores preços de lojas e concessionárias para
quem quer vender o carro. O veículo é ofertado para mais de 1,5 mil lojas e
concessionárias do Brasil em até uma hora, e o vendedor recebe múltiplas
ofertas, escuta a maior e, se aceitar, é pago na hora – sem se preocupar com
laudo de transferência.
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