Pesquisa revela que cerca de 72,9 milhões de
brasileiros devem ir às compras na data comemorativa e que maioria pretende
pagar à vista
Segunda
melhor data comemorativa para o comércio, o Dia das Mães deve movimentar R$ 10
bilhões no comércio brasileiro este ano, resultado das compras de cerca de 72,9
milhões de consumidores. Os dados são de pesquisa da Fecomércio RJ/Ipsos
realizada em 72 cidades brasileiras.
O
levantamento aponta também o gasto médio dos consumidores com todos os
presentes: R$ 136,51. Os itens preferidos são roupas (30%), perfumes e
cosméticos (20%), calçados, bolsas e acessórios (11%) e flores (7%).
MAIORIA
PRETENDE PAGAR À VISTA
Entre
os que vão presentear, a maioria (76%) afirma que pretende comprar à vista,
enquanto 18% informaram a intenção de parcelar. A fatia dos que utilizarão as
duas formas de pagamento representa 2%. Cerca de 4% ainda não sabem ou não
responderam sobre a forma de pagamento. Do universo de consumidores que
pretendem presentar, 53% são homens e 47% mulheres. A maioria deles (59%)
pertence à classe C, enquanto 26% estão na classe A/B e 15% na D/E.
EMPRESÁRIOS
ESPERAM FATURAR MAIS QUE EM 2016
A
Fecomércio RJ, em parceria com a FGV Projetos, também ouviu empresários
do comércio do estado do Rio de Janeiro a respeito das expectativas para o Dia
das Mães: 53% esperam aumentar o faturamento em relação ao ano passado, contra
14% que preveem retração. Em média, estima-se um aumento de 9,5% no faturamento
do comércio fluminense este ano. Para atrair os clientes, 56% dos empresários
pesquisados afirmaram que realizarão algum tipo de promoção, e, destes, 44%
pretendem dar desconto no preço dos produtos.
A
pesquisa sobre a expectativa do consumidor brasileiro para o Dia das Mães foi
realizada pela Fecomércio RJ/Ipsos no período de 1 a 12 de abril de 2017 com
1.200 entrevistados no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Porto Alegre, Belo
Horizonte, Florianópolis, Salvador, Recife e mais 64 cidades brasileiras. A
pesquisa sobre a expectativa dos empresários do comércio fluminense foi
realizada pela Fecomércio RJ/FGV Projetos no período de 4 a 17 de abril de 2017
com 2.000 estabelecimentos comerciais em oito regiões de Governo do Estado do
Rio de Janeiro: Metropolitana, Norte Fluminense, Médio Paraíba, Serrana,
Baixadas Litorâneas, Noroeste Fluminense, Centro-Sul Fluminense e Costa Verde.
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