quinta-feira, 30 de março de 2017

Produtos em oferta são os grandes aliados dos brasileiros vaidosos



Produtos em oferta são os grandes aliados dos brasileiros vaidosos


Um dos mercados que costuma se manter em ascensão, independente de crise, é o de cosmético. Mas, mesmo sendo um dos segmentos mais fortes da economia, o mercado de beleza vem sofrendo sem, porém, “estar na pior”. Houve apenas uma adaptação ao novo cenário econômico do país. 

Vaidosos, os brasileiros colocam produtos de beleza no mesmo patamar dos de higiene pessoal, optando muitas vezes por marcas mais em conta sem, porém, cortar o consumo. Basta uma pequena “olhadela” nas redes sociais para verificar o quanto homens e mulheres estão cada vez mais preocupados com a aparência.

Com a onda das “selfs” que inundam o mundo virtual, é fácil averiguar que os internautas se esmeram para ter cabelo, pele, corpo e, no caso das mulheres, um make up impecável. Afinal, ninguém quer perder no quesito produção! Mas, para sair bem na foto, é necessário gastar com produtos que embelezam.

Além disso, para a maioria das mulheres e para alguns homens, é praticamente impensável não usar aqueles creminhos anti-idade noturno e diurno. E, depois, não dá mais para ficar sem o protetor solar e o repelente, já que é uma questão de saúde, mesmo que para comprá-los não seja necessário um receituário médico. 

Outra curiosidade nessa área é que as brasileiras são as que mais gastam tempo e dinheiro com o cabelo no mundo, investindo uma média de R$ 40,00 por mês, segundo dados de uma grande empresa de cosméticos*. Muitas mulheres frequentam o cabeleireiro a cada duas semanas e gastam, em média, R$ 125 por mês. 

Para as mulheres, outro item importantíssimo na área da beleza são as maquiagens. Como sair sem aquela base, batom, lápis, blush e rímel básicos para o dia a dia? Não é só para ficar bem na self, mas também para se apresentar bem no trabalho, em uma entrevista de emprego e em eventos sociais ou não. Mas, dá para notar que essa produção está presente cada vez mais entre as jovens no dia a dia, como em salas de aula, shoppings e locais de lazer em geral, sempre incrementado com unhas coloridas, perfumes, entre outros quesitos fashionistas.

Para driblar este cenário financeiro difícil deste momento, as brasileiras estão economizando como podem e usando de artifícios como pesquisar e buscar as melhores ofertas. Para isso, a internet - aliada dos vaidosos que gostam de ser vistos nas redes sociais – também tem sido usada de forma inteligente na busca por opções que sejam úteis e mais em conta. Alguns sites, de olho nesse mercado, deixaram de ser apenas um buscador e viraram uma vitrine de ofertas, e a palavra “beleza” - com certeza - é uma das mais pesquisadas.

Talvez por isso o Brasil continue seguindo como o terceiro maior mercado consumidor mundial de produtos de beleza, atrás apenas da China e dos Estados Unidos. A expectativa, dizem os especialistas, é de que o setor volte a apresentar aumento no faturamento ainda neste ano, crescendo e tendo taxas cada vez maiores até pelo menos 2020.





Leonídio de Oliveira Filho - empresário e criador do site Dica de Preço (www.dicadepreco.com.br)





Nenhum comentário:

Postar um comentário