No mês em que é
celebrado o Dia Internacional da Mulher, o especialista em neurociência,
Luciano Salamacha, aponta talentos e áreas de maior sucesso com as mulheres na
gestão
Já
são cerca de 104 milhões de brasileiras ocupando aproximadamente 43% do mercado
de trabalho. Em média, 38% dos lares são chefiados pelas mulheres, que também
têm recorde em número de cadeiras nas universidades. Então, quer saber como as
mulheres se destacam num universo “teoricamente” mais masculino? Luciano
Salamacha, um dos especialistas em gestão mais requisitados entre as companhias
no Brasil, doutor em administração e professor da FGV Management, ressalta
cinco talentos das profissionais no âmbito corporativo. E indica áreas onde
elas obtêm maior êxito.
1.
Mulheres são hábeis ao estabelecerem e gerenciarem relacionamentos
interpessoais. Historicamente, no desenvolvimento da humanidade, elas tiveram
que criar e impor a sua liderança por habilidades que podem ser chamadas de soft skills ou
competências ligadas ao relacionamento. Diferentemente do homem, que
geneticamente atende seu instinto de impor a liderança pela força ou pelo uso
de coerção.
2.
Outro diferencial positivo de mercado para a mulher é a capacidade que ela
desenvolveu naturalmente, por força da necessidade da gestão do lar, do
ambiente familiar, de poder realizar várias atividades ao mesmo tempo. O
mercado empresarial, atualmente, não é feito por especialistas profundos em
apenas uma pequena área e nem por generalista que conhece um pouco de tudo. Mas
sim pelo híbrido entre essas duas posições. Hoje, as organizações demandam de
pessoas que têm uma visão geral. Que sejam capazes de responder com
profundidade por áreas que são vitais para a sobrevivência da companhia e, ao
mesmo tempo, têm conhecimento superficial para atuar em áreas periféricas.
Enquanto as mulheres assumem essa posição com maestria, os homens têm a
tendência de buscar uma “arena de combate”, onde podem impor uma superioridade
em determinada área de performance. Além disso, as mulheres, com sabedoria,
conseguem manter a atenção e o foco multifacetado, demonstrando grande
habilidade em atividades que requerem o desenvolvimento paralelo de processos
ou projetos.
3.
A sensibilidade feminina também é um fator que foi desenvolvido pela necessidade
óbvia e fundamental de, como principal gestora da família desde o início da
humanidade, estar atenta a pequenos detalhes que poderiam fazer a diferença
entre a sobrevivência ou, então, a perda de um integrante do bando ou família,
como no caso dos sintomas de uma doença, por exemplo. Enquanto ao homem cabia o
papel de provedor de recursos. Então, levada essa sensibilidade para o mundo
empresarial, é possível observar que as mulheres demonstram performance acima
da média e, principalmente, se sobrepõem aos homens quando o assunto é atenção
ao detalhe. “Por isso, em atividades como na área financeira, controladoria e
contabilidade, as profissionais têm alto grau de confiabilidade sobre as
tarefas realizadas, comparando com o desempenho dos homens”, acrescenta
Salamacha.
4.
De maneira inconsciente e desprovida de qualquer raciocínio lógico, ou seja, de
forma irracional, tanto homem quanto mulher desenvolveram habilidades próprias
pra conquistar o espaço no seio familiar e na sociedade. Enquanto o homem
utilizava o seu vigor físico, a mulher percebeu que outros atributos poderiam
ser extremamente valorizados para a formação de uma família,
neurocientificamente chamando, de um bando. “Estou falando da apresentação
pessoal, que o mundo masculino prefere intitular como vaidade. A questão é que
as mulheres perceberam muito antes dos homens que apresentação pessoal e o
cuidado na formação de uma imagem positiva são componentes importantes para se
estabelecer relações, inclusive de natureza comercial. É por isso que boa parte
das áreas de comunicação visual, identidade visual e marketing nas organizações
são confiadas às mulheres, capazes de terem a compreensão exata da importância
que a construção da imagem de uma organização, de seus produtos e serviços tem para
o sucesso no mundo dos negócios”, justifica o especialista em neurociência
voltada aos negócios. Essa sensibilidade também se apresenta como forte
diferencial desde na organização de uma loja, em suas vitrines, até no layout de funcionamento
de uma grande indústria, onde aspectos ergonômicos, de conforto e bem-estar são
melhores percebidos e ponderados pelas mulheres do que pelos homens.
5.
A capacidade de resiliência e perseverança que a mulher tem é muito superior a
do homem. A explicação se dá pelo próprio desenvolvimento da humanidade, que
aos poucos vem deixando de lado o machismo, muito mais pela conquista que as
mulheres obtiveram no mundo masculino, do que propriamente pela vontade e
desejo dos homens em reconhecerem as qualidades femininas. Essa capacidade de
superar adversidades, se manter firme no propósito, de elaborar caminhos
estratégicos para conseguir seus grandes objetivos e, ainda, de manter otimismo
e firmeza aos propósitos mesmo diante de situações complicadas atribuem à
mulher um forte equilíbrio na condução e elaboração de estratégias nas
organizações. De fato, as mulheres demonstram grande capacidade de assimilar
ocasiões adversas e reverter aspectos negativos para situações otimistas e
melhores.
“De modo geral, a natureza feminina
posiciona a mulher como uma profissional multifacetada, capaz de desempenhar
três ou quatro funções ao mesmo tempo e com genialidade. Como consultor de
grandes companhias, observo que a profissional é mais atenta aos detalhes, o
que minimiza o índice de erros. Empresas dirigidas por mulheres não costumam
apresentar problemas para desempenhar acima das expectativas, superando
balanços comparados com companhias presididas por homens. O que se dá também
pela fragilidade que remete o sexo feminino ao homem, permitindo às
profissionais reprimir homens em certas situações com mais elegância e
respeito, evitando desentendimentos e crises interpessoais”, resume Salamacha.
O especialista ainda enaltece que
“as mulheres só precisam identificar o seus talentos natos, desenvolvidos
muitas vezes em várias gerações e consolidados geneticamente em seu DNA para
posicionar-se em condição de vantagem em vários aspectos perante o mundo
masculino no ambiente corporativo”.
Salamacha também é Mestre em
Engenharia de Produção, com MBA em Gestão Empresarial e Pós-Graduação em Gestão
Industrial. É palestrante, professor em programas de Pós-Graduação e Mestrado
em instituições de ensino no Brasil, Argentina e EUA. Docente no Instituto
Olímpico Brasileiro e na FGV Management, onde foi por sete anos considerado o
melhor professor de Estratégia de Empresas nos MBAs, e um dos poucos
professores que foram laureados para o Quadro de Honra de Docentes.
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