Os
brindes servem para fechar com chave de ouro o bom relacionamento do ano com os
clientes
Fim
de ano e muitas empresas já se preparam para as férias coletivas ou folgas de
Natal e Réveillon. É justamente nesta época que costumamos renovar as energias,
as amizades e claro, o bom relacionamento com o cliente. Os brindes são mimos
indispensáveis quando se fala em festas de final de ano, além de contribuírem
para a fidelização dos clientes. Ser lembrado pela parceria de um ano árduo e
cheio de trabalho, com um presente pequeno, porém muito útil, é uma receita
antiga do marketing.
Porém,
alguns empresários não tem o conhecimento de que é possível fazer troca de seus
serviços pelos brindes de outra empresa especializada. Através da permuta, o serviço
pode ser mais em conta e não há nada melhor do que isso para fechar bem o ano.
Com esse objetivo e também para conquistar novos clientes e angariar mais
negócios e lucratividades, muitas corporações aderem à redes de permutas, que
possui entre os associados, companhias de pequeno, médio e grande porte, de
todos os segmentos, inclusive brindes e marketing.
Esta
procura por negócios via permuta é cada vez mais comum e vantajosa, pois é
possível trocar o que a empresa tem pelo que precisa. Atualmente há como
realizar negócios via permuta multilateral, onde os empreendedores
disponibilizam na empresa de permuta, que funciona como um banco de crédito,
produtos ou serviços ociosos, com foco em trocá-los por créditos de Unidades de
Permuta (UPs). Com este crédito, podem escolher entre os itens disponibilizados
na rede, como os brindes e o serviço de entrega, sem precisar gastar dinheiro
ou mexer no caixa da empresa.
Porém,
é bom ficar atento, pois antes de enviar um brinde é necessário ter um alvo bem
definido, como o Natal e o final de ano, quando se fecha mais um ciclo de
relacionamento comercial, ou num evento. Cada presente deve ter um perfil
diferente, dependendo de alguns fatores, como: o público-alvo, o posicionamento
da marca e os resultados esperados da ação. Eles podem ser objetos diversos,
que remetam à marca ou aos produtos da empresa, para atingir o desígnio
desejado. Normalmente no final do ano, muitas companhias costumam presentear
com agendas, calendários, cadernos de mesas, entre outros “mimos”, enviados via
portador ou correio, juntamente com um cartão de felicitações. A ação deve ser
bem direcionada ao público-alvo, pois o ideal é fazer uma ação de marketing
focada em segmentos específicos de mercado. Objeto de desejo, os brindes podem
ser bastante disputados em feiras, estandes e até em supermercados. A fórmula,
por mais que pareça antiga, ainda é muito utilizada.
É sempre bom estarmos cientes que
os clientes gostam de serem lembrados e pensar neles “com carinho” é um esforço
para manter a carteira sempre ativa. Com certeza fica menos oneroso adquirir os
brindes em uma rede de permuta, onde a compra é parecida a uma obtenção com
cartão de crédito, débito ou dinheiro, não demora, tem prazo de entrega,
garantia e, se necessário, manutenção e assistência técnica. Tudo isso sem
utilizar dinheiro e nem mexer no caixa da companhia.
Alessandro Candiani – Presidente
da Permute (http://www.permute.com.br).
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