Levantamento inédito do portal Enem Virtual aponta interpretação de
textos e resolução de situações-problema entre as habilidades que mais aparecem
no exame
Em meio a uma reforma do Ensino Médio que pode trazer mudanças
no Enem, uma análise inédita feita pelo Enem Virtual (www.enemvirtual.com.br) – portal
especializado em conteúdo para quem prestará a prova - em parceria com a
Tuneduc (www.tuneduc.com.br), fez um balanço
do que o exame vem exigindo dos estudantes desde sua última reformulação. A
análise revela as 12 habilidades mais cobradas entre as edições de 2009 a 2014.
Em Matemática, as três habilidades que mais apareceram – somando
20% de todas as questões da área, nas seis edições – são voltadas à resolução
de problemas envolvendo dados de gráficos e tabelas, geometria e variação de
grandezas. Se todas as habilidades aparecessem com a mesma frequência a
proporção seria de 10% para cada trio.
Já em Linguagens e Códigos, além de saber relacionar diferentes
temas, assuntos, opiniões e recursos linguísticos, e inferir os objetivos de um
texto interpretando seus argumentos, o estudante também precisa aplicar
conhecimentos em literatura e artes. Estas habilidades são as mais requisitadas
e correspondem a 19% de todas as perguntas desta área exigidas no período.
Em Ciências da Natureza, identificar implicações da obtenção ou
produção de materiais ou substâncias, aplicar leis da física ou química para
interpretar processos naturais, e relacionar informações de ciências naturais
de textos, gráfico, tabelas e linguagem simbólica são as habilidades mais
cobrados da área (18% das questões que aparecem nas seis edições).
Por fim, em Ciências Humanas, a maior demanda é na interpretação
de documentos históricos, análise da atuação de movimentos sociais que
contribuíram para mudanças em processos de disputa pelo poder e a produção de
memória pelas sociedades humanas, representando 15% de todas as perguntas da
área, de 2009 a 2014.
“Como portal especializado em conteúdo sobre Enem, é importante
deixar claro para os estudantes quais habilidades eles devem treinar mais para
se sair bem no exame. Afinal, ele é a principal porta de entrada para o ensino
superior brasileiro atualmente”, declara Fernanda Lapidus Hecht, gerente de
mídia online da QuinStreet, administradora do Enem Virtual.
Além das
habilidades mais requisitadas, a pesquisa também revelou as menos exigidas. No
caso da área de Ciências Humanas, “identificar estratégias que promovam formas
de inclusão social” fica em último lugar no ranking. Já em Matemática,
“utilizar conhecimentos algébricos/geométricos como recurso para a construção
de argumentação” teve poucas aparições.
“Saber o que é mais avaliado no Enem é estrategicamente
interessante para as escolas também, que podem repensar práticas para deixar os
alunos ainda mais bem preparados para o exame”, declara Luciana Leirião, da
Tuneduc, especializada em dados de educação.
Fonte: www.enemvirtual.com.br
Sobre o Enem Virtual
Portal de informações sobre o Enem com orientações para candidatos, provas, dicas de redação, entre outros. Integra o portfólio de sites de Educação da empresa americana QuinStreet, líder em marketing de performance e geração de leads na internet. www.enemvirtual.com.br.
Portal de informações sobre o Enem com orientações para candidatos, provas, dicas de redação, entre outros. Integra o portfólio de sites de Educação da empresa americana QuinStreet, líder em marketing de performance e geração de leads na internet. www.enemvirtual.com.br.
Sobre
a Tuneduc
Empresa de big data que desenvolve produtos customizados para instituições de ensino por meio dos quais é possível projetar soluções para decisões pedagógicas e estratégicas. www.tuneduc.com.br.
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