terça-feira, 12 de julho de 2016

Xaropes expectorantes não são indicados para crianças menores de dois anos – nem os fitoterápicos!




Os xaropes expectorantes são bastante conhecidos e têm a finalidade de reduzir a viscosidade das secreções, limpando as vias aéreas, são importantes para a recuperação mais rápida do doente e também evitam que a doença evolua e se agrave. Os expectorantes fitoterápicos se tornaram muito populares entre as mães, pois, acredita-se não terem efeitos colaterais, nem restrições de uso.

Os fitoterápicos, de forma geral, carregam a fama de “naturais”, mas passam por processo industrial similar aos outros medicamentos. Além de necessitarem de indicação médica, por serem tarjados (a tarja vermelha de um medicamento significa que necessita de prescrição médica). Os medicamentos fitoterápicos pode também causar eventos adversos e ter restrições de uso, dependendo da faixa etária da criança. Um exemplo são os xaropes expectorantes feitos com a substância hedera helix.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), órgão responsável pela regulação de medicamentos no Brasil, em recomendação mais recente, orientou que produtos com base do extrato de hedera helix fossem contraindicados para crianças abaixo de dois anos.

Portanto, consulte sempre um médico e um farmacêutico e não compre produtos tarjados sem o acompanhamento e a recomendação de um profissional.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário