quarta-feira, 18 de maio de 2016

Campanha busca reduzir infecção hospitalar, que mata mais de 100 mil por ano no Brasil





  • Em casos não-fatais, infecção aumenta muito o custo do tratamento, tanto para famílias, quanto para o sistema de saúde
  • Campanha tem seu lançamento na Feira Hospitalar 2016, que acontece de 17 a 20 de maio no Expo Center Norte, em São Paulo
 A cada ano, aproximadamente 14% dos pacientes internados no Brasil contraem algum tipo de infecção hospitalar, e cerca 100 mil pessoas morrem em decorrência das infecções. Estudos conduzidos por médicos indicam que nas unidades de terapia intensiva, 62% dos pacientes internados apresentam algum tipo de infecção, que ocorrem muito também em unidades de parto, por conta do alto número de operações cesarianas. O alto índice de infecções hospitalares no Brasil causa também prejuízos ao sistema de saúde acarretando tratamentos mais demorados e custosos.

A Campanha Parceiros da Saúde - que tem o seu lançamento na Feira Hospitalar 2016, que acontece de 17 a 20 de maio no Expo Center Norte (São Paulo/SP) - surge para conscientizar as pessoas, sejam profissionais da saúde ou não, sobre os perigos da infecção hospitalar e como ajudar a prevenir.

“É um problema universal. Precisamos lembrar sempre, tanto profissionais da saúde quanto usuários do sistema da importância da higienização das mãos e do ambiente”, afirma o porta-voz da campanha, doutor professor Manoel Jacobsen*, neurocirurgião do Hospital Sírio Libanês e professor de neurocirurgia da Faculdade de Medicina da USP. 

Segundo ele, cerca de dez anos atrás, com o surgimento das superbactérias – e das superinfecções – a comunidade científica teve sua atenção despertada novamente para este problema. “Medidas de prevenção são fundamentais. Todos os hospitais e pessoas que os frequentam devem estar cientes disso”, declara Jacobsen.

Para o cirurgião plástico Paul Glat*, do Hospital Saint Christopher, na Filadélfia (EUA), que lida com feridos por queimaduras no seu dia-a-dia e que estará no estande da Parceiros da Saúde na Feira Hospitalar 2016 no dia 19 de maio para uma palestra, a educação para prevenção a infecções é fundamental.  “A educação de trabalhadores e gestores da saúde é o caminho para diminuir infecções hospitalares, além de campanhas por higienização das mãos e ambiente. Também é preciso monitorar os indicadores dos vários tipos de infecções, com atenção para situações epidêmicas”, afirma o médico. Glat falará sobre a abordagem para diversos tipos de infecções hospitalares.

O estudo das infecções hospitalares teve início muito antes da descoberta dos microrganismos quando o médico húngaro Ignaz Semmelweis concedeu a ‘partículas estranhas’ a responsabilidade pelas mortes de mulheres no período de puérpera. Mesmo diante de muitas críticas e rejeições por parte de seus colegas médicos, Semmelweis instituiu um sistema de desinfecção em sua unidade de saúde que consistia da fervura instrumental e na obrigatoriedade de todos os médicos e estudantes lavarem as mãos em uma solução de ácido clorídrico antes de entrar na sala de parto. Com essas duas medidas simples, Semmelweis reduziu em 83% a mortalidade das parturientes (PUCCINI, 2011).
Parceiros da Saúde propõe que as pessoas disseminem a importância da correta higienização das mãos, sobretudo quando em ambiente hospitalar. “É um problema sério que deve ser abordado de maneira preventiva”, conta o coordenador da campanha, Carlos Paris. A campanha terá palestras em hospitais e instituições de ensino, eventos em escolas, empresas e universidades, ações na internet e redes sociais e um intenso trabalho de conscientização junto a profissionais da medicina e usuários do sistema.

A Organização Mundial da Saúde mantém uma ação de conscientização para o problema chamada “Salve Vidas, Mantenha as Mãos Limpas”. Um estudo feito pela entidade em Uganda mostrou que ações de conscientização sobre a importância da higienização das mãos e ambientes hospitalares implementadas foram capazes de reduzir pela metade a quantidade de infecções em 650 pacientes de cirurgias no hospital Kisiizi, resultando em tempo menor de internação e economia de recursos.

Para contribuir com a diminuição da infecção hospitalar no Brasil, pessoas podem contar suas histórias e melhores práticas para conscientizar sobre os benefícios de ter mão limpas e ambientes higienizados no site www.somosparceirosdasaude.com ou no Facebook: www.facebook.com/parceirosdasaude
Parceiros da Saúde está presente na Feira Hospitalar 2016, no Pavilhão Azul, rua J/K 15/22, do Expo Center Norte, com um estande para palestras de médicos e enfermeiros sobre temas ligados a infecções hospitalares.

Programação:
Dias  18 e 20 de maio
13h e 16h
Tecnologias em tratamento de feridas para redução de custos hospitalares
Dra. Mara Blanck, Universidade Estácio de Sá, RJ, e Rede Internacional de Feridas; e Dra. Eliane Amádio, ZionSaúde
14h e 17h
Soluções para melhoria no serviço hospitalar e redução de custos em casos de infecções hospitalares
Dra. Luciana Reis Guastelli, Hospital São Joaquim da Beneficiência Portuguesa, SP
15h e 18h
Cuidando da pele e preservando os cuidados
Dras. Mara Blanck, Universidade Estácio de Sá, RJ, e Rede Internacional de Feridas
Dia 19 de maio
13h e 14h40
Prevenção à Infecção Hospitalar nos EUA
Dr. Paul Glat, Hospital Saint Christopher, Filadélfia, EUA
13h50 e 15h30
Soluções para melhoria no serviço hospitalar e redução de custos em casos de infecções hospitalares
Dra. Luciana Reis Guastelli, Hospital São Joaquim da Beneficiência Portuguesa, SP.
*O doutor Manoel Jacobsen e os palestrantes estão disponíveis para atender a imprensa.

Parceiros da Saúde é uma idealização das empresas JC Pharma, DMC e ADV.
A JC Pharma é uma empresa do JC GroupBrazil, que atua no mercado farmacêutico, hospitalar e de produtos para a saúde. Nascida em 1997, a JC Pharma sempre teve em seu DNA a inovação e o desejo de oferecer soluções ao mercado. Hoje já consolidada nacionalmente e internacionalmente com escritórios nos Estados Unidos e Chile.
A DMC atua na área médica, estética, odontológica, veterinária e industrial . Presente no Brasil e nos Estados Unidos, a DMC Equipamentos Ltda. foi fundada em 1998, na cidade paulista de São Carlos, um dos maiores polos de alta tecnologia do País e desde a sua origem teve como propósito desenvolver constantemente novas tecnologias para a saúde bucal.
Fundada no ano de 1955, a ADV possui sede própria, numa área fabril de 8 mil metros quadrados, onde passou a contar com divisões de produtos farmacêuticos e cosméticos, com modernas instalações, máquinas automatizadas e profissionais altamente qualificados. A ADV investe constantemente em novos equipamentos e tecnologia, está sempre aprimorando suas fórmulas, desenvolvendo novos produtos e embalagens diferenciados.


Feira Hospitalar 2016

Pavilhão Azul, rua J/K 15/22, - Expo Center Norte - Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme - São Paulo/SP – CEP 02055-000

Nenhum comentário:

Postar um comentário