sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

VOCÊ SABE CUIDAR DOS DENTINHOS DO SEU BEBÊ?





E se ele surgir antes da hora, como proceder?

Quando a maternidade acontece, a mulher começa a se preparar para cada uma das fases que vai enfrentar com seu bebê. Pensa na amamentação, nos primeiros banhos, nas possíveis cólicas e em tudo que precisa ser feito enquanto o pequeno pega no sono. Só depois é que começam a pensar nos primeiros dentinhos, certo?
Para a maioria das mulheres (e dos pais), o processo é realmente esse. Mas, para uma a cada 3 mil crianças, há uma pequena surpresa no “meio do caminho”. São os casos de bebês que apresentam dentinhos já ao nascer! De acordo com Hanadi Marmar, que trabalha com odontopediatria da ORTOPLAN – Especialidades Odontológicas, uma das maiores redes de franquias de clínicas odontológicas do Mercosul, não é preciso se preocupar. “Os dentes não afetam o desenvolvimento da dentição do bebê”, afirma.
Marmar alerta que é importante avaliar se o dente pode gerar alguma consequência, como atrapalhar na amamentação ou no ganho de peso do bebê. Em caso negativo, ele pode permanecer na boquinha e receber a higienização adequada. “O mais comum é que o primeiro dentinho surja por volta dos seis meses de idade, época em que a criança começa a receber os primeiros itens da dieta sólida”, avalia.
O odontopediatra alerta, no entanto, para a necessidade de iniciar a higienização bucal nas crianças mesmo que eles não apresentem dente algum. O especialista explica que no caso dos bebês o procedimento é simples. “Basta fazer a limpeza com o auxílio de gase ou fralda umedecida em água filtrada”, explica Hanadi Marmar, que complementa dizendo ser importante limpar todo o entorno das gengivas, bochechas e a língua, retirando as sobras de leite.
Quando os primeiros dentinhos aparecem, o profissional recomenda o uso de uma dedeira para a realização da tarefa. E, quando o número de dentes for maior, passa-se ao uso da escova e do fio dental. “Um aspecto importante tem relação com o uso do creme dental. É importante que ele tenha flúor e que não seja depositado na pasta em quantidade superior a um grão de arroz cru”, ensina.
Fora isso, Hanadi Marmar recomenda que a limpeza bucal, no caso dos bebês em amamentação, seja realizada mesmo que eles estejam dormindo, para evitar a chamada “cárie de mamadeira” e que já a partir dos seis meses de vida, a criança passe a visitar um dentista a cada seis meses a fim de fazer a prevenção de cáries.

Nenhum comentário:

Postar um comentário