quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Pediatra desmistifica medo de soluços em bebês e tranquiliza os pais




Pediatra da Sociedade de Pediatria do RS esclarece os motivos do início do soluço e enfatiza que não existe risco para os pequenos


Papais e mamães de primeira viagem costumam se assustar com os soluços dos pequenos. Porém, de acordo com a vice-presidente da Sociedade de Pediatria do RS, Cristina Targa Ferreira, os soluços são comuns nos bebês e não oferecem riscos.

- O soluço é provocado por um espasmo do diafragma, um músculo que fica entre o tórax do abdômen, e está diretamente relacionado com a respiração. Bebês estão sujeitos a crises mais frequentes de soluço, uma vez que seu sistema nervoso ainda imaturo não controla adequadamente o diafragma. O soluço surge em qualquer idade, mas no bebê é uma manifestação bem comum, que surge nas primeiras semanas de vida. As vezes o bebê soluça antes mesmo de nascer - explica Cristina Targa Ferreira.

A pediatra salienta que o soluço também pode estar relacionado com frio ou calor. Algumas vezes, o bebê soluça quando está úmido, por causa do xixi, ou com frio, ou qualquer mudança de temperatura.

- O soluço não prejudica a saúde do bebê. Em geral, passa sozinho, mas pode acontecer diariamente. Nas pessoas adultas ou crianças em pós-operatório, as vezes é sinal de alguma alteração ou estímulo diferente - reforça.

Para ajudar a passar o soluço, uma dica é estimular o bebê. No caso de crianças maiores e adultos existem várias manobras caseiras que podem auxiliar a passar, como estímulos com água ou sustos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário