quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Os 15 maiores inimigos da beleza






DERMATOLOGISTA
  Não durma de maquiagem - Nossa pele precisa respirar para renovar as células, e o período perfeito é a noite. É durante esse período que a pele tem maior atividade de respiração e renovação celular. Também é nesse período de descanso o momento perfeito para a utilização de cremes de tratamento, já que a pele esta em processo de osmose (troca de substâncias, onde tudo que está em excesso sai e o que está em falta entra).


Exposição prolongada e sem proteção ao sol - Um dia ensolarado é rico de beleza ainda mais se for a beira mar ou na piscina. Mas nunca deixe de se proteger, mesmo quem é morena ou negra, também deve usar protetor solar. E sim, é possível se bronzear usando protetor solar, pois o protetor só impede a agressão dos raios solares na sua pele. E lembrando que o sol tem efeito cumulativo, ou seja, comece hoje a usar protetor solar para não se desesperar no futuro!

Cuidado com o banho muito quente- O banho muito quente tira a proteção natural da pele e desencadeia algumas reações: se sua pele já é seca e desidratada ela ficará ainda mais seca, pois não vai ter mais a proteção que segurava a sua hidratação natural. Agora se sua pele já é oleosa o corpo produzirá ainda mais oleosidade para tentar proteger sua pele, esse excesso de oleosidade pode contribuir para o aparecimento de acnes.

Apertar espinhas e cravos - Isso é algo que deve ser feito apenas na limpeza de pele realizada por um(a) profissional habilitado(a). Nunca aperte as espinhas em casa! Quando você faz isso, há uma grande chance de marcar a pele, pois irá machuca-la e se você não tem o hábito de usar filtro solar, na hora que se expuser ao sol sua pele irá manchar com mais facilidade.

Cigarro - A grande vilã da história é a nicotina, um líquido tóxico existente nas folhas do tabaco e que já era utilizado em 1690, na França, como - acredite - inseticida. Além de causar dependência, a substância tem efeito vasoconstritor na microcirculação sanguínea. Ou seja, reduz o diâmetro dos pequenos vasos, dificultando o aporte de oxigênio e de nutrientes que as células recebem por meio do sangue. Como consequência, a pele perde o viço e começa a envelhecer precocemente, devido à nicotina, o organismo dos fumantes produz menos colágeno, responsável pelas fibras elásticas da pele. Por causa disso, eles apresentam maior flacidez e mais rugas precoces no rosto.

Dra. Inaê Cavalcanti - dermatologista da DOM Medicinia Personalizada - Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina da USP; Especialização em Dermatologia com residência médica no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP; Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia; Membro da Academia Brasileira de Estética; Membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia e Membro da Pós-Graduação da IAT (International Association of Trichologists). http://projetacomunicacao.us8.list- manage.com/track/click?u=e07bc17f117de396f5b77ad68&id=2df96e63d2&e=78e290b8b3



CABELEIREIRA
Formol - A pior coisa que você pode fazer pelo seu cabelo é alisar os fios com produtos que contenham formol. Ele destrói a camada externa do cabelo e também as internas, compostas por queratina, melanina (que é o que dá cor ao cabelo) e aminoácidos. O formol forma uma espécie de filme plástico no cabelo, o que impede a troca de água. Como a umidade não consegue entrar, os fios ficam extremamente ressecados. Alguns produtos vendidos como livres de formol podem conter pequenas quantidades da substância. O jeito é abolir os alisamentos ou, se estiver mesmo decidida e fazê-los, procure profissionais sérios e produtos de qualidade. Pergunte e informe-se sobre eles. As tinturas são bem mais seguras do que os alisamentos, então estão liberadas. Mas procure marcas reconhecidas e que testam seus produtos.

Chapinha e secador- A chapinha é algo que literalmente derrete o cabelo se usada em temperaturas altas. Evite usar e, quando o fizer, não esqueça de aplicar algum produto protetor térmico antes. Se a sua chapinha tiver um regulador de calor, use-a na temperatura mais baixa possível. O secador comum, que esquenta até 80º C, é seguro para o cabelo, mas as versões profissionais podem alcançar temperaturas maiores e, assim, também danificam os fios. Use com moderação.

Escova - A escova para alisar e modelar os fios alia duas coisas que fazem mal aos cabelos: a alta temperatura do secador e a tração mecânica do puxa-puxa com a escova. O calor já deixa o cabelo mais ‘mole’, se você ainda estica os fios, estraga mais ainda. Os mandamentos são: não faça escova todos os dias, não puxe os cabelos com muita força e seque bem os fios com a toalha antes de ligar o secador. Agora, pentear e escovar os cabelos normalmente é benéfico, pois deixam o cabelo mais brilhante. Mas os pentes de plástico devem ser banidos, pois aumentam a eletrostática dos cabelos e deixam os fios arrepiados, causando o famoso “frizz”. O plástico aumenta a quantidade de fios eriçados. O frizz ocorre quando a oleosidade não está distribuída homogeneamente na extensão do fio e as cutículas capilares ficam mais abertas. Hidrate sempre os cabelos e use pentes de madeira ou osso, com dentes largos.

Prender o cabelo molhado - Rabos de cavalo e coques não fazem mal aos fios – desde que você saiba usar esses penteados. Tente não puxar muito os fios ao prender o cabelo e nem usar elásticos muito apertados. E nunca, mas nunca mesmo, prenda as madeixas quando estiverem molhadas. O cabelo molhado fica mais frágil. Cabelos úmidos e presos podem gerar descamação e irritação do couro cabeludo, o que acarreta dermatite e seborreica e pode causar a queda.

Poluição - É praticamente impossível evitá-la se você vive em uma grande cidade. Então, proteja-se. Aplique produtos sem enxágue, de preferência que contenham silicone, em dias alternados. Use um xampu anti-resíduos de vez em quando. A frequência vai depender de quanto produto você usa nos fios e do grau de oleosidade do cabelo, Mas use o bom senso, pois produtos desse tipo provocam ressecamento.

Sol e cloro - Na praia ou na piscina, use chapéu e protetor solar nos cabelos. Pode mergulhar à vontade, mas tome uma ducha logo ao sair da água para retirar o sal e o cloro dos fios.

Katia Pacheco Barbosa, hair stylist e diretora do Salão Menta Pimenta



NUTRICIONISTA
Carne processada - Salaminho, presunto, salsicha... Esses alimentos, além de serem ricos em gordura que podem elevar o colesterol, também contêm grande quantidade de toxinas que dificultam o emagrecimento. Sem falar nas substâncias cancerígenas que eles possuem, como o nitrito e nitrato, que são usados como conservantes. Não podemos esquecer também do excesso de sal presente nas carnes processadas. O sal prejudica a saúde e a dieta, causando as temidas celulites.

Salgadinhos - Tanto os salgadinhos de festa quanto os industrializados fazem muito mal à saúde. Por serem ricos em gordura saturada e gordura trans, são responsáveis pelo aumento de peso e podem prejudicar a saúde do coração com o entupimento das veias. Essa gordura também favorece o acúmulo de gordura abdominal.
Refrigerante - Seja na versão zero ou comum, o refrigerante é um péssimo alimento para a saúde. As versões normais, além da química, contêm grande quantidade de açúcar. Por sua vez, a versão zero tem muito mais sódio, o que desequilibra o organismo e desidrata. Esse excesso de químicas gera um desequilíbrio fisiológico no organismo prejudicando a perda de peso.

Sorvete - Geralmente, são ricos em gordura trans e outras químicas que podem fazer muito mal ao organismo. Além de aumentarem o colesterol, colaboram com o aumento do peso, já que são bastante calóricos e cheios de gorduras e açucares.

Fast Food - Sanduíches, pizzas, comida chinesa, ou seja, tudo que costumamos pedir em casa! Estes alimentos, além de possuírem muitas calorias, poucos nutrientes, muito sódio e muita gordura trans, acabam matando a fome por um curto espaço de tempo e são cheios de conservantes químicos que fazem muito mal a saúde e a qualquer dieta.

Pão branco - O pão branco é pobre em nutrientes e não “mata” a fome por muito tempo, o que dificulta a perda de peso. Sem contar que pode piorar a saúde intestinal por causa da grande quantidade de fermento e açúcar, ingrediente presente na farinha branca.


Paula Castilho, nutricionista da Sabor Integral


Nenhum comentário:

Postar um comentário