quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Mitos e verdades sobre os cuidados íntimos no verão





 Durante a estação mais quente do ano é preciso tomar alguns cuidados com a saúde íntima feminina, tanto em relação ao dia a dia, quanto na hora de frequentar praias e piscinas. Para esclarecer o que é mito ou verdade, o ginecologista e obstetra do Hospital Vila Nova Cachoeirinha, Maurício Sobral, responde algumas dúvidas sobre o tema.
Não posso entrar na piscina menstruada?
MITO!  Sim, é possível entrar na piscina menstruada, desde que seja utilizado um absorvente. O ideal para esta ocasião são os internos, por serem mais discretos e garantirem maior segurança, bem-estar e higiene durante o contato com a água.
Ficar por muito tempo com o biquíni molhado coloca em risco minha saúde íntima?
VERDADE! A combinação de calor e umidade que acontece quando se fica com o biquíni molhado por muito tempo, contribui para o surgimento de doenças como a candidíase e a vaginose bacteriana que podem causar ardor, coceira e corrimentos.
Devo evitar o uso de alvejantes e amaciantes nas calcinhas e roupas de banho?
VERDADE! Quando entram em contato com a pele, esses produtos podem causar irritação. Por issodê preferência ao sabão de coco, neutro ou antialérgicos e lembre-se de enxaguar bem, eliminando qualquer resíduo do produto na peça. Na hora de secar opte pelos ambientes com bastante circulação de ar e sol.
Muita higiene garante a saúde das regiões íntimas?
MITO! O excesso de limpeza pode causar um desequilíbrio na quantidade de microorganismos e favorecer o aparecimento de outros mais oportunistas. O indicado é que essa área seja higienizada no máximo três vezes ao dia com água e sabonetes específicos.
No verão devo usar roupas mais leves?
VERDADE! Roupas muito justas como calças jeans e meias-calças podem favorecer o surgimento de infecções nas genitais. O ideal é optar por peças leves de algodão como vestidos e saias, que ajudam a manter a área arejada.

Dr. Maurício Luiz Peixoto Sobral - CREMESP 90722 - Especialista em Mastologia, Ginecologia e Obstetrícia. Possui título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia (TEGO) e Título de Especialista em Mastologia (TEMA). É médico preceptor dos residentes do Hospital Vila Nova Cachoeirinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário