Detecção Precoce do
Câncer de Mama é tema de campanha virtual
“Força na Prevenção –
Quem se ama, faz mamografia”, iniciativa do Grupo Oncoclínicas, conscientiza
sobre a relevância da prevenção
No mês em que é celebrado o “Outubro Rosa”, movimento mundial realizado
anualmente, que tem por objetivo chamar a atenção da população para o
diagnóstico precoce do câncer de mama, o Grupo Oncoclínicas lançou a campanha
virtual “Força na Prevenção – Quem se ama, faz mamografia”, com a chancela da
Sociedade Brasileira de Mastologia. Trata-se de uma ferramenta idealizada como um canal
para promover a interação entre as pessoas em prol de um propósito comum:
disseminar informações sobre o câncer em seus diferentes tipos e estimular
ações em prol da prevenção que possibilitem o diagnóstico precoce da doença.
De acordo
com Ricardo Marques, do Centro Paulista de Oncologia (CPO) – uma das unidades
brasileiras do Grupo Oncoclínicas, a existência de tratamentos cada vez mais
eficazes e uma conscientização cada vez maior quanto à necessidade de
realização de exames anuais para detecção de tumores estão permitindo que o
Brasil eleve a taxa de sobrevida das vítimas de câncer, como o caso do de mama.
“Os prognósticos de pacientes diagnosticados precocemente são, sem dúvida
alguma, muito mais positivos do que o de pacientes que só descobrem os tumores
em estágios mais avançados”, diz Marques.
Tipo de
câncer mais comum entre as mulheres estima-se que no ano de 2015 haverá mais de
50 mil novos casos de câncer de mama por 100 mil habitantes, conforme
levantamento do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Só no estado de São Paulo são
previstos 16.160 casos novos, sendo um terço apenas na capital, com um total de
5.630.
Aliado aos
exames é fundamental adotar atitudes preventivas, como manter uma alimentação
rica em fibras, frutas e verduras frescas, com redução de consumo de açúcares,
defumados, embutidos e comidas industrializadas. O especialista também reforça
a necessidade de praticar exercícios físicos regularmente e eliminar
completamente o hábito de fumar.
Como Funciona: Para
participar da campanha basta acessar o site
oficial da Campanha e utilizar a ferramenta para personalizar seu perfil
da rede social facebook e também criar o seu post no nosso
aplicativo e postar na sua página do Facebook com a hashtag #eumeamo
#quemseamafazmamografia
Você
pode usar a foto de sua preferência e escrever a sua declaração de amor
próprio. Não se esqueça de incluir a hashtag #eumeamo #quemseamafazmamografia
Há ainda a
página “Força na Prevenção” em www.facebook.com/forcanaprevencao e
compartilhar os posts por meio da rede.
O lançamento oficial da campanha aconteceu
durante a Jornada Paulista de Mastologia e o 3º Scientific Interchange Meeting
– encontro realizado em conjunto entre a Sociedade Brasileira de Mastologia e o
Grupo Oncoclínicas. que reuniu em São Paulo, de 1º a 3 de outubro especialistas
nacionais e pesquisadores do Dana Farber Cancer Center.
Sobre
o Centro Paulista de Oncologia – Grupo Oncoclínicas: Fundado pelos oncologistas clínicos Sergio Daniel Simon e Rene
Gansl, o Centro Paulista
de Oncologia é reconhecido nacionalmente pela excelência no cuidado integral e individualizado ao paciente oncológico. Estas
que são consideradas “marcas registradas” do serviço, segundo
Simon, permitem que o CPO atue por meio de um modelo de cuidado que vai além dos
muros dos hospitais, com mais conforto, tranquilidade e segurança, “sem perder
de vista a humanização e a medicina baseada em evidência, o que proporciona a
cada paciente uma conduta terapêutica exclusiva de forma a atender de maneira
precisa e integrada as necessidades caso a caso”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário